Bebês precisam de colo. Eles se sentem acolhidos e protegidos quando estão em contato com o corpo humano, principalmente se for da sua própria mãe, afinal ele fez morada dentro dele durante 9 meses. O colo é o lugar mais confortável e aconchegante para os bebês. Eu não compreendo o porquê de alguns comentários do tipo: "não de tanto colo assim pra esse menino", ou "colo demais estraga". Se colo faz bem para quem dá quem dirá para quem recebe. Todo bebê precisa de colo.
Crianças gostam de colo. Quando elas caem e se machucam correm imediatamente para o colo de seus cuidadores. Elas se sentem protegidas e amparadas quando tem um refúgio reconfortante para repousar. Principalmente se for no colo de sua mãe, aquela que lhe cedeu tantas e tantas horas de colo desde seu nascimento, que lhe amparou nos primeiros passos e que lhe carregou dormindo todas às vezes que o sono bateu a porta no embalar das belas músicas de ninar. Toda criança precisa de colo.
Adolescentes dizem que não gostam de colo. Eles se consideram donos da própria vida, pensam que sabem de tudo e se consideram auto suficientes. Mas basta aparecer um problema a ser resolvido ou até mesmo um coração partido que eles correm para o colo de um amigo, ou até mesmo de um ente querido para desabafar, chorar ou simplesmente contar suas frustrações incompreendidas por si mesmo. Todo adolescente precisa de colo.
Adultos não precisam de colo. Esses aí com toda certeza sabem se virar. Eles cuidam da casa, do cônjuge, dos filhos, do trabalho e dos amigos. Pagam boletos, consertam o carro quebrado, fazem a reforma que não estava prevista no orçamento e ainda conseguem ter tempo para as convenções sociais. Mas basta a partida de um familiar, ou a enfermidade de alguém próximo que suas vulnerabilidades são evidenciadas. E é nesses momentos que eles mais precisam de apoio e força. Todo adulto precisa de colo.
Se todo mundo precisa de colo em algum momento da vida, porque um bebezinho recém nascido deveria ser esquecido? Por que deveríamos deixá-lo chorando no berço para "não ficar mal acostumado"?
Ora pois! Aos que dizem tamanha barbaridade sem sentido, chego a conclusão que esses carecem daquilo que tanto se queixam para então saberem o quão bom é receber colo.
Texto: @giselesertao @afagodemaeoficial
Comentários
Postar um comentário