Pular para o conteúdo principal

Todo mundo precisa de colo

 

Bebês precisam de colo. Eles se sentem acolhidos e protegidos quando estão em contato com o corpo humano, principalmente se for da sua própria mãe, afinal ele fez morada dentro dele durante 9 meses. O colo é o lugar mais confortável e aconchegante para os bebês. Eu não compreendo o porquê de alguns comentários do tipo: "não de tanto colo assim pra esse menino", ou "colo demais estraga". Se colo faz bem para quem dá quem dirá para quem recebe. Todo bebê precisa de colo.

Crianças gostam de colo. Quando elas caem e se machucam correm imediatamente para o colo de seus cuidadores. Elas se sentem protegidas e amparadas quando tem um refúgio reconfortante para repousar. Principalmente se for no colo de sua mãe, aquela que lhe cedeu tantas e tantas horas de colo desde seu nascimento, que lhe amparou nos primeiros passos e que lhe carregou dormindo todas às vezes que o sono bateu a porta no embalar das belas músicas de ninar. Toda criança precisa de colo.

Adolescentes dizem que não gostam de colo. Eles se consideram donos da própria vida, pensam que sabem de tudo e se consideram auto suficientes. Mas basta aparecer um problema a ser resolvido ou até mesmo um coração partido que eles correm para o colo de um amigo, ou até mesmo de um ente querido para desabafar, chorar ou simplesmente contar suas frustrações incompreendidas por si mesmo. Todo adolescente precisa de colo.

Adultos não precisam de colo. Esses aí com toda certeza sabem se virar. Eles cuidam da casa, do cônjuge, dos filhos, do trabalho e dos amigos. Pagam boletos, consertam o carro quebrado, fazem a reforma que não estava prevista no orçamento e ainda conseguem ter tempo para as convenções sociais. Mas basta a partida de um familiar, ou a enfermidade de alguém próximo que suas vulnerabilidades são evidenciadas. E é nesses momentos que eles mais precisam de apoio e força. Todo adulto precisa de colo.

Se todo mundo precisa de colo em algum momento da vida, porque um bebezinho recém nascido deveria ser esquecido? Por que deveríamos deixá-lo chorando no berço para "não ficar mal acostumado"?

Ora pois! Aos que dizem tamanha barbaridade sem sentido, chego a conclusão que esses carecem daquilo que tanto se queixam para então saberem o quão bom é receber colo.

Texto: @giselesertao @afagodemaeoficial




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bipolaridade na maternidade

  A maternidade é intensa. Ela é cheia de emoções que se misturam todos os dias. Quando se é mãe e também se convive com a bipolaridade essa jornada ganha ainda mais desafios. Existem dias em que a energia transborda: a criatividade, o carinho, a disposição para brincar e estar presente parecem infinitos. Em outros, levantar da cama já é uma grande vitória. Essas oscilações não significam falta de amor pelo filho, muito pelo contrário: cada esforço silencioso, cada pequeno gesto, cada tentativa em meio ao cansaço e à dor são provas diárias de um amor imenso e corajoso. A maternidade para quem vive com bipolaridade é feita de batalhas invisíveis. São lutas internas que ninguém vê, mas que exigem força, resiliência e, principalmente, muita compaixão consigo mesma. Nem sempre é fácil pedir ajuda. Nem sempre é simples explicar que o silêncio, o cansaço ou a falta de ânimo não têm nada a ver com desistência ou falta de vontade — são apenas parte de uma condição que precisa ser respeitad...

Consultório de Família (TV Novo Tempo e Youtube)

Programa: Consultório de Família Todas as terças, 22h, ao vivo na TV Novo Tempo. Canal do Youtube : Consultorio de Familia - YouTube      O Consultório de Família é um programa que discute as relações humanas, sejam elas pessoais, profissionais ou familiares. A apresentadora Darleide Alves recebe psicólogos, educadores e profissionais que debatem questões importantíssimas de temas familiares através de um Bate-Papo edificante e descontraído com base na Palavra de Deus.    Mais do que um programa de TV, Consultório de Família é um momento terapêutico que te auxilia a ter autoconhecimento e te ajuda a identificar a causa raiz de determinados comportamentos seus ou de pessoas próximas a você. Todos temos nossa bagagem de vida, experiências e traumas que nos constituem como indivíduos, mas ainda assim todas essas questões não determinam de fato quem realmente nós somos.     Ao assistir este programa você irá compreender que a mudança que tanto você qu...

30 anos, a idade do sucesso.

 Dizem que 30 anos é a idade do sucesso. Mas o que é considerado sucesso para uns pode não ser considerado sucesso para outros. Eu já vi gente ficar frustrado porque a vida do outro parece ser mais legal. Eu já vi gente ficar depressiva porque não tem a vida instagramavel que muitos postam na rede social. Mas afinal, o que é sucesso pra você? E pra mim? Eu tenho 33 anos e não tenho minha casa própria, nem carro. Também não tenho uma profissão bem sucedida e nunca fiz uma viagem internacional. Pra muitos isso pode ser considerado um fracasso. Pra mim o sucesso vai além dos padrões convencionais: Aos 23 anos eu tive a sorte de me casar com o amor da minha vida. Alguém que me compreende, me completa e me faz feliz. Aos 24 anos me formei em uma graduação que não me deu retorno financeiro (Publicidade e Propaganda) mas que me fez muito feliz enquanto a cursei.  Aos 27 anos me tornei mãe de um menininho lindo. É ele que me motiva todos os dias a jamais desistir. Eu tive o privilégio...