Em A Resposta Kathryn Stockeett, conta a história de três mulheres corajosas e determinadas a contarem a realidade das empregadas negras no Mississípi (EUA) em 1962.
Eugênia Skeeter Phelan acabou de se formar na faculdade e está empenhada em tornar-se escritora. Ela encontra um emprego como colunista de dicas domésticas do Jornal Local da cidade e se aproxima de Aibellen (empregada de uma de suas amigas) para pedir dicas para a sua coluna.
Ao perceber a relação das patroas brancas com suas empregadas, e o dilema em que elas se encontram em ter que deixar seus filhos para cuidar dos filhos das patroas, Skeeter tem a ideia arriscada de escrever um livro sobre estas questões. Nesta época os negros não possuíam os mesmos direitos que os brancos e falar sobre este tema era um grande perigo, onde o risco de ser preso ou até mesmo morto era muito grande.
Além da ajuda de Aibellen, Skeeter, também conta com o apoio de Minny Jackson, uma empregada que não consegue controlar bem a própria língua e perde um emprego atrás do outro.
Conforme o projeto vai tomando forma, elas conseguem a colaboração de muitas outras empregadas da cidade para contarem suas histórias.
Com uma narrativa envolvente, Kathryn Stockeett apresenta a dura realidade do racismo e do preconceito que sufoca, oprime, maltrata e degrada seres humanos simplesmente devido à cor da sua pele.
Este livro é um Best Seller em vendas nos EUA e deu origem ao filme: Histórias Cruzadas, que também é um grande sucesso entre os seus telespectadores.
Mais do que falar sobre o racismo ou segregação, A Resposta é um livro sobre a vida, amor, amizade, superação, determinação, evolução, persistência e coragem.
Texto: @giselesertao @afagodemaeoficial
Comentários
Postar um comentário