Pular para o conteúdo principal

O poder do autoconhecimento

 Quando chegamos a este mundo não sabemos de nada. Os responsáveis por nossos cuidados nos ensinam valores e crenças das quais acreditam serem o "certo" para a nossa vida. Os familiares que convivem conosco também possuem influência na  nossa criação e na nossa maneira de ser e agir. Enquanto crianças e adolescentes, nós absorvemos como esponjas o que acontece no ambiente em que estamos inseridos.

Devido às dificuldades e  limitações dos meus pais, a minha criação teve muitas interferências familiares. Eu cresci condicionada a pensar de acordo com a vontade dos demais. Eu sentia a necessidade de agradar às pessoas para me sentir "aceita".

Eu tinha muita dificuldade em pensar o que era melhor pra mim. Primeiro eu pensava no que era melhor para as pessoas que conviviam comigo. Mas quando eu fazia bem para os demais eu fazia mal para mim mesma.

Durante 28 anos eu vivi uma prisão emocional muito grande, onde eu não conseguia ser livre verdadeiramente para fazer as minhas escolhas sem me sentir "culpada" em decepcionar aqueles que projetavam tantas expectativas sobre a minha vida.

Após eu me mudar da cidade  em que cresci e vivi grande parte da minha vida, iniciar terapia, ler a bíblia,  livros, escrever e ouvir conteúdos edificantes, eu fui tomando posse da minha verdadeira identidade em Deus.

Antes mesmo de eu nascer, meu Pai Celestial me criou com o propósito determinado por Ele: falar do amor de Jesus para as pessoas.

E eu não conseguia me sentir livre em Jesus Cristo para cumprir este propósito enquanto eu estava apegada as minhas raízes, às pessoas que ajudaram a me criar e ao que os demais pudessem pensar sobre mim também.

Durante muitos anos eu acreditei no que muitas gente dizia a meu respeito por causa dos seus julgamentos e pré-conceitos estabelecidos sobre mim.

Eu ouvia coisas ruins na escola,  na parentela, nos empregos e até na igreja. E eu  ficava sempre calada. Eu acreditava que eu era inferior aos demais e que eu não tinha o direito de expressar minha opinião. Eu não questionava sobre nada de ruim que eu ouvia. Eu simplesmente acreditava nessas coisas negativas.

Mas a verdade é que eu só acreditava em tudo isso de porque eu ainda não me conhecia verdadeiramente em Deus.

E eu só pude me conhecer nEle quando eu fiquei um longo período sozinha. E foi neste tempo solitário que tomei posse das Palavras boas que meu Pai sempre pensou sobre mim:

Eu sou uma menina alegre, sonhadora, extrovertida, sensível, generosa, amiga, solidária, verdadeira, corajosa e autêntica.

Esses dois últimos  atributos eu alcancei pela graça e misericórdia de Jesus Cristo, meu Salvador, depois de muito sofrer coisas ruins.

A minha autenticidade  e coragem para dizer e escrever o que penso e sinto, eu alcancei em Deus após ser manipulada desde o meu nascimento até os meus 28 anos. Após ter sido feita de boba por muitos anos por pessoas que eu acreditava que gostavam de mim, que eram minhas "amigas", mas que me fizeram de fantoche para conseguirem o que queriam grande parte da minha vida.

E essas pessoas acreditavam que iam "se dar bem" as custas do meu sofrimento. Acreditavam que iam me descartar como um objeto e que eu ia sofrer com a ausência delas.

Mas não,  Deus me abriu os olhos e me libertou dessas pessoas falsas, mentirosas e perversas.  E me fez compreender o poder do seu amor e da sua Palavra na minha vida.

Poder esse que foi capaz de ressignificar a minha história. E de me transformar na pessoa que meu Pai sempre sonhou que eu fosse. E que eu só conseguiria ser longe dessas pessoas.

E eu continuarei em transformação até o meu último dia nessa Terra, disso eu tenho certeza.

O autoconhecimento é libertador. Quando eu passei a me conhecer melhor, passei a entender os Planos de Deus para a minha vida e encontrei a felicidade nEle até nos momentos difíceis e turbulentos.

Obrigada Pai por seu infinito amor, graça e misericórdia em minha vida. Obrigada também por me tornar verdadeiramente livre em Jesus Cristo, meu Salvador.

Texto: @giselesertao @afagodemaeoficial




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É preciso conhecer a fome para saber descrevê-la”.

     Passando pelo bairro São Mateus, na zona leste de São Paulo, avistei a ocupação Maria Carolina de Jesus. Lembrei-me imediatamente da realidade sofrida por Dona Carolina. Eu a conheci através de seu livro: Quarto de Despejo- o diário de uma favelada no início deste ano.      Conheci de perto  através de Carolina  uma das piores mazelas deste mundo: a fome. Essa  era sua companheira diária. Era também o motivo dela trabalhar catando papel fizesse sol ou chuva para que seus meninos pudessem se alimentar.   Ela era uma crítica assídua dos governantes que pouco faziam pelos mais desfavorecidos: “O que eu aviso aos pretendentes a política, é que o povo não tolera a fome. É preciso conhecer a fome para saber descrevê-la”.   De alma poeta, ela escrevia sobre a miséria dos favelados, ela odiava os políticos pois eles sempre prometiam mundos e fundos nas eleições e depois que ganhavam desapareciam, deixando assim os pobres a  ver navios.    Ela dizia: “O Brasil precisa ser dirigido por uma

"Mamãe, você compra um amigo pra mim?"

  Meu filho tem 4 anos e adora brincar com os amiguinhos da escola. Um dia desses ele me fez uma pergunta inusitada: "Mamãe, você compra um amigo pra morar aqui com a gente e brincar comigo?".  Eu lhe expliquei que amigos a gente não compra, que precisamos conquistar os amigos e que logo ele iria ver os amiguinhos da escola. Lembrei -me da seguinte frase do pequeno príncipe: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas." Amigos são jóias raras que conquistamos ao longo da vida. E para que a amizade dure é necessário regar e cuidar com muito afeto. É de nossa responsabilidade manter essa amizade com todo amor e carinho que ela merece. E você já conquistou muitas amizades até aqui? O que tem feito para que elas prevaleçam?  Quem tem um amigo tem tudo ❤️ Texto: @giselesertao @afagodemaeoficial

Sobre o meu processo de internação em uma clínica psiquiátrica

 Eu sempre fui uma pessoa responsável. Eu sempre agi de forma consciente com as minhas atitudes para que elas não impactassem negativamente o meu semelhante. Eu sempre estudei, trabalhei e nunca subi em ninguém pais crescer sua vida. Eu nunca gostei de puxar saco de superiores para conseguir vantagens. Eu também nunca forcei amizades para conseguir privilégios. Eu sempre fui uma pessoa sincera e agi com reciprocidade e responsabilidade afetiva nas minhas relações. Eu sempre fui verdadeira e me frustrava  quando encontrava relações rasas ou fingidas seja na escola, nos empregos ou na parentela. Eu estava fazendo terapia há 3 anos, lendo livros, fazendo cursos e cuidando da minha saúde mental. E ainda assim há um mês atrás eu tive um surto psicótico grave.  A minha mente entrou em parafuso  com tantas informações e situações adversas. Eu entrei em um mundo paralelo e não conseguia conversar nem enxergar nada na minha frente com racionalidade. Eu me transformei em uma pessoa totalmente de