Pular para o conteúdo principal

O papel mais importante do mundo

Quando nasce um bebê, a mãe possui muitas inseguranças. (principalmente se for mãe de primeira viagem).

Há uma cobrança da mídia e da sociedade para que ela seja uma "mãe ideal". E as recens-mães acreditam ilusoriamente que há uma receita de bolo a ser seguida para a maternidade.

As exigências para este papel são extensas: parto normal, bebê que dorme no berço à noite inteira, que não pode ficar muito no colo para não ficar "mal-acostumado", que deve mamar no peito (até tantos meses), a mãe deve estar sempre sorrindo, plena e feliz e não pode reclamar das eventuais dificuldades da maternidade. Caso faça isso, é considerada por muitos uma "péssima mãe." e que não ama tanto assim o seu filho.

A verdade é que não existe nenhum "padrão de mãe" a ser seguido. Na prática, ela vai aprender diariamente a ser a mãe que seu filho necessita.

As pessoas precisam aprender a ser mais empáticas e solidárias com as mães. Mas infelizmente é muito comum elas ouvirem críticas, julgamentos e palpites inconvenientes que a farão se sentir ainda mais insegura em uma fase tão sensível, onde precisam de apoio e encorajamento para acreditarem em si mesmas.

Ninguém nasce sabendo ser professor, médico, veterinário ou advogado, quem dirá mãe, função essa essencial para a formação de todas as profissões existentes no mundo.

E para cada uma delas, há o empenho e dedicação de uma mãe que não nasceu do dia pra noite. Uma mãe que aprendeu a decifrar choros, que teve noites mal dormidas para cuidar do filho na madrugada, que o levou para o médico, que lhe ensinou as lições de casa, e que lhe corrigiu constantemente sobre o certo e o errado para a formação do seu caráter.

A mãe é a pessoa mais importante para ensinar valores que nortearão a vida do seu filho. E esses valores aprendidos serão transmitidos em suas relações pessoais, em seus ambientes de trabalho e em todo e qualquer lugar que ele estiver.

Há exceções de filhos que mesmo tendo aprendido bons valores vão para o mal caminho, assim como há filhos que aprendem desde cedo o que é errado com aquela que deveria ensinar sobre solidariedade, generosidade, compaixão e serviço ao próximo.

Infelizmente o mundo não tem dado valor às mães. Ele as faz acreditar que estão "perdendo tempo" cuidando dos seus filhos, ou que essa função é insignificante. E quando elas acreditam nisso deixam de ver beleza e encanto na missão mais extraordinária e incrível de toda a face da Terra: a formação de um ser humano para o mundo.

Mãe, o seu valor é inestimável para Deus. Aquele que concedeu a você o papel mais importante de todo o mundo. E ele há de ser transformado (ou não) através da sua maternidade. Isso só depende única e exclusivamente de você.

Texto: @giselesertao @afagodemaeoficial

Arte: @amandaoleander



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É preciso conhecer a fome para saber descrevê-la”.

     Passando pelo bairro São Mateus, na zona leste de São Paulo, avistei a ocupação Maria Carolina de Jesus. Lembrei-me imediatamente da realidade sofrida por Dona Carolina. Eu a conheci através de seu livro: Quarto de Despejo- o diário de uma favelada no início deste ano.      Conheci de perto  através de Carolina  uma das piores mazelas deste mundo: a fome. Essa  era sua companheira diária. Era também o motivo dela trabalhar catando papel fizesse sol ou chuva para que seus meninos pudessem se alimentar.   Ela era uma crítica assídua dos governantes que pouco faziam pelos mais desfavorecidos: “O que eu aviso aos pretendentes a política, é que o povo não tolera a fome. É preciso conhecer a fome para saber descrevê-la”.   De alma poeta, ela escrevia sobre a miséria dos favelados, ela odiava os políticos pois eles sempre prometiam mundos e fundos nas eleições e depois que ganhavam desapareciam, deixando assim os pobres a  ver navios.    Ela dizia: “O Brasil precisa ser dirigido por uma

"Mamãe, você compra um amigo pra mim?"

  Meu filho tem 4 anos e adora brincar com os amiguinhos da escola. Um dia desses ele me fez uma pergunta inusitada: "Mamãe, você compra um amigo pra morar aqui com a gente e brincar comigo?".  Eu lhe expliquei que amigos a gente não compra, que precisamos conquistar os amigos e que logo ele iria ver os amiguinhos da escola. Lembrei -me da seguinte frase do pequeno príncipe: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas." Amigos são jóias raras que conquistamos ao longo da vida. E para que a amizade dure é necessário regar e cuidar com muito afeto. É de nossa responsabilidade manter essa amizade com todo amor e carinho que ela merece. E você já conquistou muitas amizades até aqui? O que tem feito para que elas prevaleçam?  Quem tem um amigo tem tudo ❤️ Texto: @giselesertao @afagodemaeoficial

Sobre o meu processo de internação em uma clínica psiquiátrica

 Eu sempre fui uma pessoa responsável. Eu sempre agi de forma consciente com as minhas atitudes para que elas não impactassem negativamente o meu semelhante. Eu sempre estudei, trabalhei e nunca subi em ninguém pais crescer sua vida. Eu nunca gostei de puxar saco de superiores para conseguir vantagens. Eu também nunca forcei amizades para conseguir privilégios. Eu sempre fui uma pessoa sincera e agi com reciprocidade e responsabilidade afetiva nas minhas relações. Eu sempre fui verdadeira e me frustrava  quando encontrava relações rasas ou fingidas seja na escola, nos empregos ou na parentela. Eu estava fazendo terapia há 3 anos, lendo livros, fazendo cursos e cuidando da minha saúde mental. E ainda assim há um mês atrás eu tive um surto psicótico grave.  A minha mente entrou em parafuso  com tantas informações e situações adversas. Eu entrei em um mundo paralelo e não conseguia conversar nem enxergar nada na minha frente com racionalidade. Eu me transformei em uma pessoa totalmente de