Crianças precisam de limites. Precisam ter hora para dormir, para comer, tomar banho e acordar. Precisam saber aonde pode e não pode mexer. Precisam de orientação dos pais para não se machucarem ao pular do sofá, para não bater no amiguinho, para não pegar o que não é seu ou para devolver algo emprestado. Crianças precisam saber a hora de ganhar um jogo, uma brincadeira, um brinquedo e a hora de perder também: o brinquedo que quebrou, ou a brincadeira que teve outro vencedor.
Crianças quando não recebem limites se tornam o rei ou rainha da casa. Mandam e desmandam nos seus pais. Se acham donas da verdade, do espaço em que vivem, do bairro, da cidade, ou até mesmo do país em que moram.
Crianças que não recebem limites correm o grande risco de se tornarem adultos autoritários. Adultos que se acham acima da lei e do bem e do mal. Adultos que acreditam que os demais estão ao seu serviço, ou que são seus súditos. Arriscam se tornarem pessoas arrogantes e incapazes de lidar com a derrota.
Ninguém gosta de perder. Mas a vida não é feita somente de vitórias.
São nos momentos de luta, de decepção, de quedas e frustrações que aprendemos grandes lições que talvez não saberíamos se ganhássemos sempre tudo.
Quem ganha tudo, perde também. Perde a oportunidade de olhar para os próprios erros, de avaliar sua conduta, de mudar, melhorar e amadurecer como ser humano.
Saber perder é essencial, pois nem só de ganhos e conquistas se vive.
Eu desejo caro Jair Messias Bolsonaro, que você reavalie suas atitudes enquanto foi governante da nosso país. Que você reconheça o que falou e fez.
Não dá para enumerar aqui cada barbaridade que você falou e fez também, mas eu desejo que a sua consciência te lembre de cada atitude que poderia ter contribuído para o bem de milhares de brasileiros, mas que infelizmente não aconteceu.
Eu desejo que você entenda que não dá para brincar de ser presidente da República e bater o pé igual criança mimada por acabar a hora da diversão.
Eu desejo que você se autoavalie, e que o Deus verdadeiro criador do céus e da Terra te ajude a perceber o que você precisa mudar.
Desejo também que você consiga ser um ser humano humano, porque muitos de nós não enxergarmos em ti atos de humanidade e compaixão ao próximo.
Ainda assim existem apoiadores que acreditam na sua causa. Causa essa que fala muito de Deus, mas não age de acordo com os seus ensinamentos.
Esses que ainda acreditam na sua ideologia confusa e com valores distorcidos, precisam de uma nova versão sua. Uma versão que haja de acordo com o seu discurso de "cidadão de bem" e uma versão verdadeiramente transformada. Porque a atual, infelizmente, já causou muita dor, sofrimento, brigas, divisões, confusões e estragos grandiosos demais para toda a nossa nação.
O Deus que eu conheço nunca apoiou isso.
Texto: @giselesertao @afagodemaeoficial
Comentários
Postar um comentário