Pular para o conteúdo principal

Nunca subestime uma mãe que "só" fica em casa cuidando de filho

Eu planejei a minha gravidez e me organizei para ficar em casa cuidando do meu bebê. Eu fiz questão de cuidar dele em tempo integral e me dedicar à maternidade. Eu queria aprender a ser mãe e não queria delegar os cuidados do meu filho para ninguém.

Eu tinha uma vida agitada, trabalhava fora, fazia cursos e eu praticamente não parava em casa. Depois da chegada do meu filho me senti sozinha em diversos momentos. Mesmo com o meu marido trabalhando home office (afinal eu tinha que fingir que ele nem estava em casa).

Algumas pessoas que nos conhecem antes da maternidade fazem julgamentos sobre nós. Elas acreditam pelo que conhecem da gente, não seremos "capazes" de assumir tamanha responsabilidade.

Muitas vezes não falam por mal, mas dizem palavras negativas que desmotivam e desencorajam uma mãe que sequer se descobriu na sua nova versão e que tem muitas inseguranças devido a sua bagagem de vida que ninguém sequer imagina. E isso é muito triste, frustrante, e decepcionante. 

Ninguém precisa ajudar, afinal é responsabilidade dos pais cuidar do próprio filho. Mas não atrapalhar, não desanimar e não colocar para baixo essa mulher que acabou de colocar um ser humano no mundo já é uma ótima ajuda.

Eu não encontrei apoio em pessoas que eu esperava ouvir coisas boas. Eu não encontrei palavras boas de pessoas que eu esperava conselhos encorajadores. Eu me senti incapaz e insegura em muitos momentos, e me senti a pior de todas as mães por acreditar que talvez eu não conseguiria fazer o "certo", por achar que eu não conseguiria fazer o que todo mundo acreditava ser o melhor para mim e pro meu filho. Além de tudo isso também tiraram a minha paz para poder cuidar do meu filho. Me fizeram sentir culpa em buscar o que é melhor para ele.

Mas hoje eu consigo enxergar que nada disso que aconteceu comigo, foi por minha causa ou por causa de qualquer outra pessoa. E sim porque pessoas feridas, inseguras e com falta de sabedoria afetam pessoas que também se sentem desta mesma forma.

Eu mesma já tive muitas atitudes imaturas que magoaram e feriram outras pessoas por causa da minhas questões mal resolvidas e eu sequer percebia isso.

Quando buscamos a Palavra de Deus aprendemos muitas coisas preciosas com ele.

Ele me ensinou dia a pós que eu não devia ser a mãe, as demais pessoas esperassem que eu fosse. Ele me fez perceber que eu tinha que ser a mãe que Ele sempre sonhou que eu seria. E que para isso acontecer, algumas pessoas se afastariam de mim.

E isso não me deixou triste, porque eu fui aprendendo com Deus que todos nós mudamos e seguimos novos caminhos. E que cada um vai descobrir o propósito da sua existência neste mundo.

Durante muito tempo eu era condicionada a me preocupar com o que as demais pessoas pensavam de mim. Até que Deus me fez perceber que Ele sempre soube quem eu sou nEle.

Esse Instagram nasceu, depois dEle me relembrar do quanto eu sempre gostei de escrever. E que esse dom que Ele me deu foi para poder abençoar a vida de outras pessoas.

Quando eu procurava viver os sonhos que eu acreditava ser bom para mim eu não me sentia completamente feliz. Mas Deus me fez entender que somente vivendo os sonhos dEle para a minha vida que eu encontraria a verdadeira felicidade nEle.

E assim Deus tem me feito forte nas minhas fraquezas. Ele tem me feito feliz mesmo quando o mundo parece desmoronar ao meu redor, mesmo quando as situações parecem ser desfavoráveis para mim e para os meus. Ele tem me feito alegre mesmo quando acontece situações ruins ou quando pessoas feridas têm atitudes tóxicas prejudiciais para mim.

Deus tem me feito acreditar nos sonhos que Ele sempre teve para a minha vida, sonhos esses que são maiores do que os meus.

Embora apareçam obstáculos, adversidades e tribulações, se a gente se dispõe a obedecer aos ensinos de Deus, Ele promete nunca nos abandonar e cumpre todas as promessas que Ele decretou para nossa vida antes mesmo de nós existirmos.

Para quem não entende isso parece ser loucura. Mas Deus não cabe na nossa racionalidade e também não nos explica muita coisa. Mas Ele é fiel a todos nós, mesmo quando a gente erra e o decepciona. Deus é amor e a sua bondade conosco não tem fim.

Obrigado Jesus por sua infinita graça, amor e misericórdia em minha vida. Obrigada também por nunca desistir de nenhum de seus filhos.

 Texto: @giselesertao @afagodemaeoficial




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consultório de Família (TV Novo Tempo e Youtube)

Programa: Consultório de Família Todas as terças, 22h, ao vivo na TV Novo Tempo. Canal do Youtube : Consultorio de Familia - YouTube      O Consultório de Família é um programa que discute as relações humanas, sejam elas pessoais, profissionais ou familiares. A apresentadora Darleide Alves recebe psicólogos, educadores e profissionais que debatem questões importantíssimas de temas familiares através de um Bate-Papo edificante e descontraído com base na Palavra de Deus.    Mais do que um programa de TV, Consultório de Família é um momento terapêutico que te auxilia a ter autoconhecimento e te ajuda a identificar a causa raiz de determinados comportamentos seus ou de pessoas próximas a você. Todos temos nossa bagagem de vida, experiências e traumas que nos constituem como indivíduos, mas ainda assim todas essas questões não determinam de fato quem realmente nós somos.     Ao assistir este programa você irá compreender que a mudança que tanto você quer ver no outro precisa  começar primei

"Mamãe, você compra um amigo pra mim?"

  Meu filho tem 4 anos e adora brincar com os amiguinhos da escola. Um dia desses ele me fez uma pergunta inusitada: "Mamãe, você compra um amigo pra morar aqui com a gente e brincar comigo?".  Eu lhe expliquei que amigos a gente não compra, que precisamos conquistar os amigos e que logo ele iria ver os amiguinhos da escola. Lembrei -me da seguinte frase do pequeno príncipe: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas." Amigos são jóias raras que conquistamos ao longo da vida. E para que a amizade dure é necessário regar e cuidar com muito afeto. É de nossa responsabilidade manter essa amizade com todo amor e carinho que ela merece. E você já conquistou muitas amizades até aqui? O que tem feito para que elas prevaleçam?  Quem tem um amigo tem tudo ❤️ Texto: @giselesertao @afagodemaeoficial

Jesus o maior psicólogo que já existiu

 Neste livro Mark W. Baker oferece uma perspectiva sobre como os ensinamentos de Jesus atingem ideias psicológicas capazes de influenciar mente, ações e principalmente nossa maneira de viver. O autor traz situações de seus pacientes em seu consultório terapêutico, em paralelo com exemplos dos pensamentos de Jesus, nos mostrando o quanto sua visão de mundo, e exemplo de vida trazem cura, transformação e libertação para padrões de comportamento que nos fazem mal, ou traumas que nos impedem de avançar  e alcançar amadurecimento. Dentre os diversos temas retratados no livro,  o conflito  que existe na mente de algumas pessoas sobre psicologia e religião me chamou bastante atenção: "Algumas pessoas não acreditam que a psicologia e a religião sejam compatíveis, chegando ao ponto de descrever as divergências entre elas como uma "guerra". Quando a psicologia é excessivamente narcisista e não admite que a religião tenha alguma coisa a oferecer para o entendimento do comportamento