Um dia desses eu estava conversando com a mãe de uma bebezinha de 2 meses. Ela me disse que algumas pessoas estavam dizendo que ela estava com muita "frescura" superprotegendo a filha. Essa mãe não se sente a vontade de receber visitas que fiquem segurando sua filha recém-chegada ao mundo no colo. E essa crítica dos demais a incomodou muito.
Se tem uma que mais irrita uma mãe é a falta de bom senso e empatia das pessoas próximas que ao invés de entenderem a sua opinião, questionam, criticam e invalidam o que ela diz e sente.
Além de toda a preocupação com os cuidados de um filho nessa fase tão desafiadora, as mães precisam se preocupar em educar as pessoas que a cercam.
Pessoas que na maioria das vezes são mães que também já tiveram filhos pequenos e que se esqueceram todas as preocupações e angústias que a maternidade traz para uma recém-mãe.
Não é frescura quando a mãe de um bebezinho pequeno não deseja receber visitas;
Não é frescura pedir que você lave as mãos, use álcool em gel e máscara ao segurar um bebê;
Não é frescura pedir para a visita não demorar, pois ela pode atrapalhar a rotina da casa com um bebê que precisa dormir no horário certo;
Não é frescura pedir que falem baixo, que abaixem o som do celular ou que não tirem o bebê do berço enquanto ele dorme;
Não é frescura deixar de frequentar lugares por causa que o bebê ainda não tomou as vacinas dos primeiros 3 ou 4 meses de vida.
Não é frescura quando uma mãe impõe limites na sua maneira de agir perto do filho que ela trouxe ao mundo.
Nada disso é "frescura". Tudo isso se chama: cuidado e zelo de mãe.
Se nós mães não protegermos nossos filhos de possíveis riscos, enquanto são bebezinhos frágeis e indefesos, quem fará isso por nós? Ninguém.
Então antes de dizer que determinada mãe está com muita "frescura", pense, avalie e reflita sobre essa toxicidade que não deve ser destilada em uma mãe que precisa de palavras de apoio e acolhimento em uma fase que é tão cheia de medos e inseguranças.
Respeitem o espaço, as opiniões e principalmente: respeitem as mães.
Texto: @giselesertao @afagodemaeoficial
Arte: @thecantogirl |
Comentários
Postar um comentário