Alguns dizem que assim que descobrimos o positivo já nos tornamos mãe. Outros que quando o bebê nasce e vemos ele pela primeira vez, ou quando chegamos em casa da maternidade com ele nos braços.
Você já parou para pensar em que momento você se sentiu mãe ?
Embora eu soubesse que era mãe desde a primeira vez que vi o meu filho na sala de parto, eu olhava para ele e desacreditava que ele tinha saído de dentro de mim. Era como se a ficha não tivesse caído, sabe? Eu, mãe? Como assim? O que acontece daqui para frente? Eu estava anestesiada e parecia viver em um sonho.
Mas afinal, quando que eu me senti de fato mãe?
Eu não sei dizer um momento exato, mas a ficha foi caindo gradualmente. A cada troca de fraldas, mamadas, acalentos, banhos e momentos de sonecas. Conforme eu fui entendendo os choros, os sinais de fome, ou frio do meu filho, ou quando eu sabia qual a posição que ele preferia dormir. Quando ele demonstrou preferencia por determinado alimento, ou desenho. Quando eu percebi que tinha que fazer ele dormir sem meias e que só poderia colocá-las em seu pé quando estivesse pegado no sono, caso contrário ele as tiraria. Quando ele acordava e precisava me encontrar para se sentir seguro e protegido. Quando ele passou a me chamar de mamãe e dizer o quanto me ama.
Eu não nasci sabendo ser mãe, eu nasci como mãe no dia em que meu filho chegou ao mundo, e eu me sinto mãe do meu filho a cada dia que passa, a cada ensino e aprendizado, cada momento compartilhado, demonstração de afeto e conexão criada entre nós. E acredito que sempre será assim.
Comentários
Postar um comentário