Crianças são birrentas e choronas. Elas fazem escândalos quando são contrariadas. E quando elas agem desta forma causam desconforto em quem está por perto.
As mães na grande maioria das vezes por serem responsáveis pelos cuidados dos filhos são questionadas por tais comportamentos:
“Ele só tem esses ataques de birra com você”;
“Ele estava bem até você chegar.”;
“Ele está muito manhoso. Você precisa ser mais firme com ele.”
Esse tipo de comentário só serve para fazer com que a mãe se questione e duvide do seu maternar. Talvez ela pense: “Será que estou sendo uma boa mãe?”
O comportamento que se espera de uma criança em desenvolvimento é exatamente este: choro e birras em momentos que ela recebe um não ou é repreendida.
E é este mesmo comportamento que as pessoas insistem em julgar e taxar a criança como “mal-educada” pela sua mãe.
Eu destaquei um trecho de um artigo sobre desenvolvimento infantil que me chamou bastante atenção:
Segundo a Dra. Ann Corwin, uma especialista em educação ocorre o seguinte:
“Para a criança, a mãe simboliza a satisfação das necessidades. Biologicamente, as crianças associam a necessidade de alimento e sobrevivência a ela. É por isso que os filhos se comportam de maneira exagerada diante das mães. Os pais, por outro lado, simbolizam confiança e brincadeiras. Portanto, as crianças não sentem a necessidade de chamar sua atenção, já que eles não representam um caminho para a satisfação das necessidades básicas de sobrevivência”.
Quando uma criança age intempestivamente não quer dizer que sua mãe não lhe deu educação. E sim que ela possui imaturidade emocional para lidar com seus próprios sentimentos. E a mãe além de lidar com este conflito precisa ser apoio emocional para seu filho.
Aqueles que julgam a criação do filho alheio não aguentariam metade das lutas que somente uma mãe é capaz de enfrentar.
E ninguém teria o coração tão grato quanto o de uma mãe que não importa quantas birras o filho faça sempre estará de braços abertos para poder amparar, acolher e principalmente amá-lo com todo afeto que somente ela pode lhe dar.
Arte: @angelica.ch.r |
Comentários
Postar um comentário