Esses dias viralizou um vídeo nas redes sociais de um repórter trabalhando com seu filho, um bebezinho de meses no colo. Ele precisava se concentrar na sua fala e tentava conter o filho que quase derrubou seus equipamentos de trabalho. Muitas pessoas elogiaram o pai, acharam o máximo ele trabalhar com o filho no colo e se surpreenderam positivamente com a reportagem.
Esta cena ganhou uma grande proporção, pois é muito rara de ser vista.
Mas se pararmos para pensar quantas mulheres não fazem a mesma coisa que este homem e não são notadas, parabenizadas ou sequer são vistas como exemplo de mãe a ser seguido?
Para muitos elas não fazem mais do que a obrigação: "Não quis ter filho? Agora que se vire com suas responsabilidades de mãe.”
Mas o pai não, este ser que trabalha fora e provê o sustento da sua família, quando chega cansado em casa não precisa se preocupar em cuidar dos filhos, afinal este é ”o dever da mãe.”
E quando um pai decide cumprir com o seu papel é efetivamente ovacionado e aplaudido como um verdadeiro herói.
Existem muitas mães solos e chefes de família que trabalham e cuidam dos seus filhos sozinhas e não são parabenizadas por isso;
Existem muitas mulheres que mesmo tendo um companheiro são responsáveis por 100% do cuidado com os filhos e são vistas como aquelas que fazem “o que se espera de uma boa mãe”;
Existem muitas as mulheres que precisam eventualmente levar o filho para o trabalho e recebem olhares de desaprovação do chefe ou de seus colegas;
Não é nada fácil ser mulher e mãe quando todos os seus esforços que custam seu sono e sua saúde mental são vistos como algo comum e quando o mínimo esforço de um pai é visto como algo extraordinário.
O senso de responsabilidade e compromisso em cuidar de um filho não é dever somente da mãe. A sociedade deveria cobrar e exigir do pai as mesmas coisas que ela exige insistentemente de uma mãe.
Quando um pai cuida do seu filho seja no trabalho ou em casa ele não está fazendo nada de magnífico. Ele está sendo apenas sendo o que todo homem que colocou uma criança no mundo deveria ser: pai.
Texto: @giselesertao @afagodemaeoficial
Arte: @amandaoleander |
Comentários
Postar um comentário