Eu já ouvi dizer que a maternidade é que nem jogo de videogame: a cada fase vai ficando mais difícil.
Acredito que a mãe vai adquirindo confiança sobre seu próprio maternar conforme as fases vão aumentando, e às vezes isso dá a sensação de que a maternidade fique mais "fácil", mas as dificuldades estarão sempre presentes nos desafiando a superá-las.
Os primeiros dias com o recém nascido são muito difíceis. É preciso atender o bebê de hora em hora, tem a recuperação pós parto e o puerpério. São muitas mudanças drásticas de uma só vez para que essa mãe se adapte.
As cólicas do bebê que não passam nem com remédio, a amamentação que nos arranca lágrimas de dor, as reações das vacinas que doem mais na gente do que no nosso filho, as noites em claro, as febres e resfriados, a fase das birras e os choros por qualquer motivo que nos tiram a paciência, e tantos outros perrengues inevitáveis de fases futuras que toda mãe há de enfrentar.
Vai ter dias que se sentirá uma péssima mãe por ter tentado de tudo o que estava ao seu alcance e ainda assim não ver o resultado que gostaria.
Vai haver momentos de choro, de solidão, de tristeza e que talvez você se pergunte: " O que eu fiz da minha vida.?" , e logo em seguida vai se arrepender e sentir culpa por ter pensado isso, afinal, embora a maternidade sugue toda sua energia foi por causa dela que você gerou e pode sentir o amor mais genuíno que existe.
Essa maternidade que a gente tem sempre a esperança de que fique mais "fácil" , mas que nos deixa de cabelo branco e aumenta nossas marcas de expressões pelo rosto.
Essa maternidade que é tão cheia de perrengues, mas que também é capaz de nos transformar em uma mulher extraordinária.
Aquela que enfrenta qualquer obstáculo para ver seu filho bem, aquela que faz por ele muito mais do que faria por si mesma.
Aquela que é capaz de cessar choros de tristeza, de curar ralados de machucados, de afastar todo o medo do escuro e de ser porto seguro para o aquele que a transformou em sua melhor versão chamada: mãe.
Texto: @giselesertao @afagodemaeoficial
Arte: joolsannie |
Comentários
Postar um comentário