Pular para o conteúdo principal

O que ninguém me contou sobre a maternidade...

Ninguém me contou que quando um bebê nasce não sentimos aquele amor avassalador de cenas de novelas, e que ele é construído diariamente através da relação mãe e filho;


Ninguém me contou que não nos sentimos plenas e felizes simplesmente porque demos à luz à um bebê. Vai ter dias de choro, tristeza, solidão, exaustão e angústia o que não significa  que não amamos nosso filho;


Ninguém me contou que aquela atenção toda recebida pelos demais na gravidez desaparece e é substituída por julgamentos e distanciamentos. Infelizmente algumas pessoas se afastam  e já não se fazem mais presentes na vida dessa recém mãe;


Ninguém me contou que a maternidade dói. Dói quando vemos nosso bebê sofrendo de cólica, quando ele precisa tomar vacina ou quando está ardendo em febre. Dói também saber que jamais poderemos poupá-lo dos sofrimentos inevitáveis ao longo de sua vida;


Ninguém me contou que o mercado de trabalho é cruel com as mães. Ele as exclui, as ignora e as descredibiliza simplesmente por terem filho. A vida profissional de uma mãe possui muitas desvantagens que uma mulher sem filhos com toda certeza desconhece;


Ninguém me contou que a sociedade julga a mãe que fica em casa como alguém sem valor, alguém que não faz quase nada e fica de "boas" enquanto somente o marido "trabalha" de verdade;


Ninguém me contou o quanto a mulher é sobrecarregada por inúmeras funções que são vistas como obrigações dela, já o homem nunca é cobrado pela sociedade caso não exerça o seu dever de pai;


Ninguém me contou que não importa o quanto a mãe se esforce, se dedique  e se anule para cuidar do seu filho, sempre vai ter gente achando que sabe mais do que a própria mãe da criança;


Ninguém me contou que embora seja muito desafiadora e complexa, a maternidade traz uma grande transformação na vida da mulher. Ela a transforma em alguém forte, corajosa e mais humana.


Ninguém me contou coisas que eu só descobri sendo de fato uma mãe. E mesmo que eu te conte tudo isso futura mãe, talvez você nem acredite tanto assim em mim, pois há experiências que nós precisamos vivenciar para então descobrirmos o que jamais saberíamos somente de ouvir falar.



Arte: @junejewell


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É preciso conhecer a fome para saber descrevê-la”.

     Passando pelo bairro São Mateus, na zona leste de São Paulo, avistei a ocupação Maria Carolina de Jesus. Lembrei-me imediatamente da realidade sofrida por Dona Carolina. Eu a conheci através de seu livro: Quarto de Despejo- o diário de uma favelada no início deste ano.      Conheci de perto  através de Carolina  uma das piores mazelas deste mundo: a fome. Essa  era sua companheira diária. Era também o motivo dela trabalhar catando papel fizesse sol ou chuva para que seus meninos pudessem se alimentar.   Ela era uma crítica assídua dos governantes que pouco faziam pelos mais desfavorecidos: “O que eu aviso aos pretendentes a política, é que o povo não tolera a fome. É preciso conhecer a fome para saber descrevê-la”.   De alma poeta, ela escrevia sobre a miséria dos favelados, ela odiava os políticos pois eles sempre prometiam mundos e fundos nas eleições e depois que ganhavam desapareciam, deixando assim os pobres a  ver navios.    Ela dizia: “O Brasil precisa ser dirigido por uma

"Mamãe, você compra um amigo pra mim?"

  Meu filho tem 4 anos e adora brincar com os amiguinhos da escola. Um dia desses ele me fez uma pergunta inusitada: "Mamãe, você compra um amigo pra morar aqui com a gente e brincar comigo?".  Eu lhe expliquei que amigos a gente não compra, que precisamos conquistar os amigos e que logo ele iria ver os amiguinhos da escola. Lembrei -me da seguinte frase do pequeno príncipe: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas." Amigos são jóias raras que conquistamos ao longo da vida. E para que a amizade dure é necessário regar e cuidar com muito afeto. É de nossa responsabilidade manter essa amizade com todo amor e carinho que ela merece. E você já conquistou muitas amizades até aqui? O que tem feito para que elas prevaleçam?  Quem tem um amigo tem tudo ❤️ Texto: @giselesertao @afagodemaeoficial

Sobre o meu processo de internação em uma clínica psiquiátrica

 Eu sempre fui uma pessoa responsável. Eu sempre agi de forma consciente com as minhas atitudes para que elas não impactassem negativamente o meu semelhante. Eu sempre estudei, trabalhei e nunca subi em ninguém pais crescer sua vida. Eu nunca gostei de puxar saco de superiores para conseguir vantagens. Eu também nunca forcei amizades para conseguir privilégios. Eu sempre fui uma pessoa sincera e agi com reciprocidade e responsabilidade afetiva nas minhas relações. Eu sempre fui verdadeira e me frustrava  quando encontrava relações rasas ou fingidas seja na escola, nos empregos ou na parentela. Eu estava fazendo terapia há 3 anos, lendo livros, fazendo cursos e cuidando da minha saúde mental. E ainda assim há um mês atrás eu tive um surto psicótico grave.  A minha mente entrou em parafuso  com tantas informações e situações adversas. Eu entrei em um mundo paralelo e não conseguia conversar nem enxergar nada na minha frente com racionalidade. Eu me transformei em uma pessoa totalmente de