Pular para o conteúdo principal

A maternidade é uma escolha

    Ao ler o livro Mães Arrependidas que fala sobre um tema polêmico e tabu na nossa sociedade, um trecho me chamou bastante atenção. Nele algumas mulheres relatam que embora amem seus filhos, não gostam de serem mães devido ao fato de não conseguirem deixar os pensamentos sobre a maternidade em nenhum momento de suas vidas. Não importa se elas estão trabalhando, viajando, presas, ou até mesmo se o filho já é adulto e não está mais sob os seus cuidados,  os seus pensamentos estão sempre voltados para a maternidade.

    As mulheres são muito cobradas para serem mães, se alguma mulher diz que não deseja ter filhos muito provavelmente é questionada ou incompreendida. Muitos pensam que só pode haver algo de "errado" com ela.

    A maternidade tem um alto preço, que depois de encarada é irreversível. Não se deixa de ser mãe simplesmente por não gostar de todo o pacote que vem junto com a chegada de uma criança.

    Mas afinal que alto preço é este que a mulher enfrenta após a chegada da maternidade?

   Ela não tem mais o privilégio de dormir uma  noite inteira, pois precisa  atender seu filho nas madrugadas;
   Ela pausa seus sonhos e objetivos pessoais em prol da maternidade;
  Ela encontra dificuldade de retornar ao mercado de trabalho quando diz que é mãe, se é que ela consegue tal recolocação profissional;
   Ela é responsável por 90 % dos cuidados da criança;
  A vida desta mulher jamais será a mesma de antes depois da chegada de um filho pois a sua existência será voltada para os cuidados de outro ser.

   A maternidade não é um requisito obrigatório para o sexo feminino determinado pela sociedade.
 A maternidade tem um alto preço, e muitas mulheres não estão dispostas a pagá-lo,  e não há nada de anormal nisso. 

    A maternidade é uma grande bênção, mas é uma escolha que precisa ser bem planejada, e um desejo que precisa habitar no coração da mulher, pois caso haja arrependimentos como os casos deste livro, uma vez mãe, não há arrependimento que apague a importância dela  na  vida do um filho que não pediu para existir, mas que merece receber todo o amor que somente uma mãe pode oferecer.

Texto: @giselesertao @afagodemaeoficial


Arte: @momisdrawing


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É preciso conhecer a fome para saber descrevê-la”.

     Passando pelo bairro São Mateus, na zona leste de São Paulo, avistei a ocupação Maria Carolina de Jesus. Lembrei-me imediatamente da realidade sofrida por Dona Carolina. Eu a conheci através de seu livro: Quarto de Despejo- o diário de uma favelada no início deste ano.      Conheci de perto  através de Carolina  uma das piores mazelas deste mundo: a fome. Essa  era sua companheira diária. Era também o motivo dela trabalhar catando papel fizesse sol ou chuva para que seus meninos pudessem se alimentar.   Ela era uma crítica assídua dos governantes que pouco faziam pelos mais desfavorecidos: “O que eu aviso aos pretendentes a política, é que o povo não tolera a fome. É preciso conhecer a fome para saber descrevê-la”.   De alma poeta, ela escrevia sobre a miséria dos favelados, ela odiava os políticos pois eles sempre prometiam mundos e fundos nas eleições e depois que ganhavam desapareciam, deixando assim os pobres a  ver navios.    Ela dizia: “O Brasil precisa ser dirigido por uma

"Mamãe, você compra um amigo pra mim?"

  Meu filho tem 4 anos e adora brincar com os amiguinhos da escola. Um dia desses ele me fez uma pergunta inusitada: "Mamãe, você compra um amigo pra morar aqui com a gente e brincar comigo?".  Eu lhe expliquei que amigos a gente não compra, que precisamos conquistar os amigos e que logo ele iria ver os amiguinhos da escola. Lembrei -me da seguinte frase do pequeno príncipe: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas." Amigos são jóias raras que conquistamos ao longo da vida. E para que a amizade dure é necessário regar e cuidar com muito afeto. É de nossa responsabilidade manter essa amizade com todo amor e carinho que ela merece. E você já conquistou muitas amizades até aqui? O que tem feito para que elas prevaleçam?  Quem tem um amigo tem tudo ❤️ Texto: @giselesertao @afagodemaeoficial

Sobre o meu processo de internação em uma clínica psiquiátrica

 Eu sempre fui uma pessoa responsável. Eu sempre agi de forma consciente com as minhas atitudes para que elas não impactassem negativamente o meu semelhante. Eu sempre estudei, trabalhei e nunca subi em ninguém pais crescer sua vida. Eu nunca gostei de puxar saco de superiores para conseguir vantagens. Eu também nunca forcei amizades para conseguir privilégios. Eu sempre fui uma pessoa sincera e agi com reciprocidade e responsabilidade afetiva nas minhas relações. Eu sempre fui verdadeira e me frustrava  quando encontrava relações rasas ou fingidas seja na escola, nos empregos ou na parentela. Eu estava fazendo terapia há 3 anos, lendo livros, fazendo cursos e cuidando da minha saúde mental. E ainda assim há um mês atrás eu tive um surto psicótico grave.  A minha mente entrou em parafuso  com tantas informações e situações adversas. Eu entrei em um mundo paralelo e não conseguia conversar nem enxergar nada na minha frente com racionalidade. Eu me transformei em uma pessoa totalmente de