Quando uma mulher se torna mãe ela carrega consigo muitas inseguranças e questionamentos, principalmente se for mãe de primeira viajem. Ela que deveria receber acolhimento neste momento tão transformador de sua vida, é julgada por qualquer que seja a sua escolha sobre seu maternar.
Eu já ouvi a seguinte frase quando eu estava grávida de uma pessoa que não percebeu que eu estava por perto: "Quem será que vai cuidar desse bebê?", entendi eu que esta pessoa ou estava duvidando da minha capacidade enquanto mãe, ou acreditou que eu fosse trabalhar e deixar meu filho pra ela cuidar. O que não aconteceu é óbvio.
Na minha gestação me questionavam sobre qual tipo de parto eu faria. Quando cogitei a hipótese de um parto normal, ouvi a seguinte fala: " Você não tem cara de quem aguenta um parto normal".
Quando por fim meu filho nasceu de uma cesariana, fiquei sabendo que comentaram em tom se deboche sobre a minha via de parto.
Me questionaram o porque eu não dei chupeta por meu filho, porque eu dava muito colo pra ele, porque ele ainda mamava no peito com 1 aninho. Me achavam exagerada em não dar nenhum doce para um BEBÊ. Já me perguntaram se eu "só" cuidava de filho, e se não ia "voltar" a trabalhar.
Eu trabalho incessantemente todos os dias desde que meu filho nasceu, e a propósito ninguém paga as contas da minha casa pra se preocupar com meu orçamento familiar. Isso é da minha conta e do meu marido e de mais ninguém.
Mãe, não importa qual a sua escolha, sinto lhe dizer que você vai muito julgada.
Precisamos falar sobre isso e fazer as pessoas entenderem que uma mãe precisa de acolhimento ao invés de olhares de desaprovação e falas desnecessárias que a farão se sentir uma péssima mãe.
Nada disso é mimimi. Nós mães estamos CANSADAS desses dedos apontados.
O @oboticario está com essa incrível campanha de dia das mães: maternidade sem julgamentos. Obrigada por levantarem esta pauta e dar voz à nós mães que precisamos de mais respeito por nossas escolhas.
Mãe também é gente.
Mãe tem sentimentos
Mãe precisa de acolhimento
E menos julgamento.
Texto: @giselesertao @afagodemaeoficial
Comentários
Postar um comentário