O filme Histórias Cruzadas se passa em Jackson, uma pequena cidade do estado do Mississipi nos anos 60.
Recém-formada em jornalismo, Eugenia “Skeeter” , retorna para a cidade determinada a ser escritora. Ela passa a entrevistar mulheres negras da cidade, que deixam suas vidas e seus filhos para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte.
Aibileen Clark e Minie Jackson são as primeiras empregadas concederem entrevistas para Skeeter sobre seus trabalhos e a discriminação racial predominante que sofrem cotidianamente. Elas se encorajam em falar o que sabem mesmo com medo das possíveis consequências, em uma época onde lutar pelos direitos raciais era “ilegal” e “criminoso”.
A personagem Hilly Holbrook é muito engajada para disseminar o preconceito e distinção entre negros e brancos. Suas atitudes geram muita revolta em Skeeter que deixa esta amizade de lado a fim de lutar pelos direitos e igualdade dos negros.
Após o livro de Skeeter ser publicado, ele atinge o objetivo da autora que é causar grande impacto na cidade e trazer choque de realidade nas pessoas sobre suas condutas extremamente racistas.
Um filme com uma narrativa realista de uma época em que ser negro era sinônimo de desprezo, indiferença, e subalternidade.
Embora muita coisa tenha melhorado de lá pra cá, ainda enxergamos situações similares às retratadas neste filme de forma velada pela nossa sociedade.
Ele está disponível na plataforma Starplus, e possui 2h30 de duração.
Se você nunca assistiu, fica a dica de filme para o feriado. Se você já assistiu, me conta aqui nos comentários o que achou.
Comentários
Postar um comentário