Sobre o capítulo: Andrew retrata a temática do nanismo. Ele destaca aspectos de como cada família descobriu o diagnóstico de seus filhos e se sentiu em relação a isso. Os impactos na saúde das pessoas com nanismo e as dificuldades que enfrentam no convívio em sociedade devido à sua deficiência.
Estereótipos sobre eles para a sociedade:
- A população em geral não sabe que "nanico" é um insulto, e a maioria das pessoas que usam essa palavra o faz sem má intenção. O uso de uma palavra inadequada é prova de preconceito, se quem a utiliza não sabe que a palavra é estigmatizante?
- A visibilidade implacável dos anões é amplificada por seu lugar emblemático em contos de fadas como seres sobrenaturais, um fardo que não é compartilhado com nenhuma outra deficiência ou grupo com necessidades especiais.
Falta de preparo e sensibilidade dos médicos para darem o diagnóstico aos pais:
- Alguns médicos interagem inicialmente com esses pais, que muitas vezes se lembram de terem sido notificados do problema com particular insensibilidade. Adelson relata como um médico falou para os pais de um filho recém diagnosticado: "Vocês deram à luz um anão de circo"; outro fez a recomendação cruel de que a criança deveria "ser internada numa instituição ou enviada para viver com uma trupe de anões na Flórida".
Pais que não sabem lidar com este diagnóstico e abrem mão de seus filhos:
- Uma família que simplesmente não conseguia lidar com a perspectiva de ter um filho deficiente. "A filha mais velha deles era líder de torcida, e eles achavam que ela ficaria devastada porque sua irmã seria uma aberração'; essas foram as palavras que a mãe utilizou. Ela acabou dando o bebê para adoção. Seu novo bebê jamais seria uma líder de torcida em Westchester, então ela não poderia amá-la.
Problemas de saúde que eles enfrentam:
- Na idade adulta, os anões podem sofrer de dores crônicas nas costas, alergias problemas nos seios nasais, artrite, reumatismo, dificuldades auditivas, deformidades da coluna vertebral, dificuldades para dormir, dor de garganta crônica e paralisia ou fraqueza dos membros superiores ou inferiores; e têm probabilidade muito maior do que as pessoas de estatura comum de se submeter a cirurgias ao longo da vida;
- As questões cruciais para a maioria dos anões adultos dizem respeito ao esqueleto. As displasias estão com frequência associadas a estenose espinhal, deformidade e degeneração articular e problemas de discos vertebrais
Quer saber mais sobre este livro tão e enriquecedor Longe da Árvore?
Texto: @giselesertao @afagodemaeoficial
Comentários
Postar um comentário