Pular para o conteúdo principal

Carta para minha futura nora

Desde o meu ventre meu filho foi aguardado com muito amor;

Durante meses meu seio foi alimento que o nutriu;

Meus braços foram exclusivos para carregá-lo pra todo lado até ele aprender a andar;

Por anos eu fui sua única cuidadora em tempo integral;

Quando passeávamos sempre que ele se cansava meu colo estava disponível para levá-lo por todo o trajeto;

Quando ele se assustava vinha correndo para perto de mim para se sentir protegido;

Eu perdi a conta de quantas refeições eu lhe preparei, quantos banhos eu lhe dei, quantas noites o coloquei para dormir, quantas vezes o levei para escola, para o médico, e o ensinei o que é certo e errado;

Embora eu sempre soubesse  que chegaria o dia que ele encontraria alguém especial e que faria seu coração acelerar eu preferia não pensar muito sobre isso.

Parecia ser uma realidade muito distante.

Então aproveitei intensamente cada ano que ele esteve sob os meus cuidados.

Durante toda a vida dele até aqui eu fui a pessoa mais importante para ele;

Até que você chegou querida nora.

Confesso que fiquei com um ciúmes bobo de mãe, e me senti em segundo plano, mas logo mandei esse sentimento embora.

E me adaptei a essa nova realidade, onde eu  já não seria  mais a personagem principal da história do meu filho amado.


Gostaria de lhe dizer, querida nora,  as seguintes palavras vindas do meu coração:

Eu não quero jamais competir pelo amor dele com você;

Quero que você encontre em mim uma amiga, alguém que vai estar disposta a te ajudar e aconselhar de forma imparcial e que jamais vai interferir na relação de vocês;

A você eu entrego o meu bem mais precioso  e tenho certeza que você irá se dedicar a ele todo amor e respeito que ele merece;

E também sei o quanto ele fará o mesmo por você,  com base na criação que lhe ensinei durante todos esses anos;

Desejo que meu querido filho, aquele a quem eu me dediquei boa parte da minha vida, seja um bom exemplo de marido  e pai. 

Que ele te ame, te respeite, e te priorize sempre. 

 

Sigo daqui com a sensação de missão cumprida, e feliz em saber que ele  terá mais alguém para amá-lo tanto quanto eu o amo.


Com carinho sua sogra  

Texto: @giselesertao @afagodemaeoficial  




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É preciso conhecer a fome para saber descrevê-la”.

     Passando pelo bairro São Mateus, na zona leste de São Paulo, avistei a ocupação Maria Carolina de Jesus. Lembrei-me imediatamente da realidade sofrida por Dona Carolina. Eu a conheci através de seu livro: Quarto de Despejo- o diário de uma favelada no início deste ano.      Conheci de perto  através de Carolina  uma das piores mazelas deste mundo: a fome. Essa  era sua companheira diária. Era também o motivo dela trabalhar catando papel fizesse sol ou chuva para que seus meninos pudessem se alimentar.   Ela era uma crítica assídua dos governantes que pouco faziam pelos mais desfavorecidos: “O que eu aviso aos pretendentes a política, é que o povo não tolera a fome. É preciso conhecer a fome para saber descrevê-la”.   De alma poeta, ela escrevia sobre a miséria dos favelados, ela odiava os políticos pois eles sempre prometiam mundos e fundos nas eleições e depois que ganhavam desapareciam, deixando assim os pobres a  ver navios.    Ela dizia: “O Brasil precisa ser dirigido por uma

"Mamãe, você compra um amigo pra mim?"

  Meu filho tem 4 anos e adora brincar com os amiguinhos da escola. Um dia desses ele me fez uma pergunta inusitada: "Mamãe, você compra um amigo pra morar aqui com a gente e brincar comigo?".  Eu lhe expliquei que amigos a gente não compra, que precisamos conquistar os amigos e que logo ele iria ver os amiguinhos da escola. Lembrei -me da seguinte frase do pequeno príncipe: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas." Amigos são jóias raras que conquistamos ao longo da vida. E para que a amizade dure é necessário regar e cuidar com muito afeto. É de nossa responsabilidade manter essa amizade com todo amor e carinho que ela merece. E você já conquistou muitas amizades até aqui? O que tem feito para que elas prevaleçam?  Quem tem um amigo tem tudo ❤️ Texto: @giselesertao @afagodemaeoficial

Sobre o meu processo de internação em uma clínica psiquiátrica

 Eu sempre fui uma pessoa responsável. Eu sempre agi de forma consciente com as minhas atitudes para que elas não impactassem negativamente o meu semelhante. Eu sempre estudei, trabalhei e nunca subi em ninguém pais crescer sua vida. Eu nunca gostei de puxar saco de superiores para conseguir vantagens. Eu também nunca forcei amizades para conseguir privilégios. Eu sempre fui uma pessoa sincera e agi com reciprocidade e responsabilidade afetiva nas minhas relações. Eu sempre fui verdadeira e me frustrava  quando encontrava relações rasas ou fingidas seja na escola, nos empregos ou na parentela. Eu estava fazendo terapia há 3 anos, lendo livros, fazendo cursos e cuidando da minha saúde mental. E ainda assim há um mês atrás eu tive um surto psicótico grave.  A minha mente entrou em parafuso  com tantas informações e situações adversas. Eu entrei em um mundo paralelo e não conseguia conversar nem enxergar nada na minha frente com racionalidade. Eu me transformei em uma pessoa totalmente de