Pular para o conteúdo principal

Não existe padrão "ideal" para amar

 Minha mãe é a filha caçula de 7 irmãos. Minha avó sempre teve preocupação maior com ela do que com os demais filhos, devido algumas dificuldades de aprendizado que ela apresentava desde a infância. Ela não teve   como ir atrás de um tratamento específico para a filha  devido às condições da época.
 Eu sou filha única e minha mãe precisou de bastante ajuda da família para cuidar de mim na minha primeira infância.
 Eu sempre estive rodeada de afeto familiar,  mas  algumas questões com a minha mãe foram bem difíceis pra mim até a adolescência. Devido seu comportamento bipolar ela não sabia lidar com suas próprias questões para ser o suporte que um filho precisa, e eu enquanto criança não entendia e até achava que talvez ela "não gostava tanto assim de mim".
   Eu projetava expectativas que ela não poderia suprir devido sua condição, e eu me comparava com as demais pessoas que tinham uma mãe "ideal". Eu  me sentia frustrada em ter uma mãe diferente.
  Ao ler esta  frase : "Tentar fazer os outros serem como você espera não é um ato de amor, é autoritarismo.", eu me peguei pensando em quantas vezes eu  fui autoritária em querer que a minha mãe se encaixasse em um padrão e não fosse exatamente como ela era.
 Desde que a  maternidade chegou na minha vida eu  passei a compreender melhor a minha mãe. Imagino o quanto deve ter sido difícil pra ela cuidar de uma filha sem uma boa estrutura psicológica e o quanto ela  deve ter sofrido por isso também.
 Hoje eu a aceito com as suas  limitações que na minha imaturidade juvenil eu queria que não existissem. Ela não tinha que ser a mãe que eu esperava e sim a mãe que ela conseguia ser.
  Deus foi certeiro em escolhê-la como minha mãe. Ele me trouxe ao mundo para ser a filha que ela precisava ter, para que o propósito dEle se cumprisse em nossas vidas.
 O amor que nos une é maior  que qualquer diferença ou limitação seja ela qual for. 

Obrigada Deus por me fazer enxergar hoje o que a muitos anos atrás era muito difícil pra mim entender.
Obrigada Deus pela vida da minha mãe.
Obrigada por ter me escolhido como filha da Dona Elisete.

Com amor,
Gisele






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É preciso conhecer a fome para saber descrevê-la”.

     Passando pelo bairro São Mateus, na zona leste de São Paulo, avistei a ocupação Maria Carolina de Jesus. Lembrei-me imediatamente da realidade sofrida por Dona Carolina. Eu a conheci através de seu livro: Quarto de Despejo- o diário de uma favelada no início deste ano.      Conheci de perto  através de Carolina  uma das piores mazelas deste mundo: a fome. Essa  era sua companheira diária. Era também o motivo dela trabalhar catando papel fizesse sol ou chuva para que seus meninos pudessem se alimentar.   Ela era uma crítica assídua dos governantes que pouco faziam pelos mais desfavorecidos: “O que eu aviso aos pretendentes a política, é que o povo não tolera a fome. É preciso conhecer a fome para saber descrevê-la”.   De alma poeta, ela escrevia sobre a miséria dos favelados, ela odiava os políticos pois eles sempre prometiam mundos e fundos nas eleições e depois que ganhavam desapareciam, deixando assim os pobres a  ver navios.    Ela dizia: “O Brasil precisa ser dirigido por uma

"Mamãe, você compra um amigo pra mim?"

  Meu filho tem 4 anos e adora brincar com os amiguinhos da escola. Um dia desses ele me fez uma pergunta inusitada: "Mamãe, você compra um amigo pra morar aqui com a gente e brincar comigo?".  Eu lhe expliquei que amigos a gente não compra, que precisamos conquistar os amigos e que logo ele iria ver os amiguinhos da escola. Lembrei -me da seguinte frase do pequeno príncipe: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas." Amigos são jóias raras que conquistamos ao longo da vida. E para que a amizade dure é necessário regar e cuidar com muito afeto. É de nossa responsabilidade manter essa amizade com todo amor e carinho que ela merece. E você já conquistou muitas amizades até aqui? O que tem feito para que elas prevaleçam?  Quem tem um amigo tem tudo ❤️ Texto: @giselesertao @afagodemaeoficial

Sobre o meu processo de internação em uma clínica psiquiátrica

 Eu sempre fui uma pessoa responsável. Eu sempre agi de forma consciente com as minhas atitudes para que elas não impactassem negativamente o meu semelhante. Eu sempre estudei, trabalhei e nunca subi em ninguém pais crescer sua vida. Eu nunca gostei de puxar saco de superiores para conseguir vantagens. Eu também nunca forcei amizades para conseguir privilégios. Eu sempre fui uma pessoa sincera e agi com reciprocidade e responsabilidade afetiva nas minhas relações. Eu sempre fui verdadeira e me frustrava  quando encontrava relações rasas ou fingidas seja na escola, nos empregos ou na parentela. Eu estava fazendo terapia há 3 anos, lendo livros, fazendo cursos e cuidando da minha saúde mental. E ainda assim há um mês atrás eu tive um surto psicótico grave.  A minha mente entrou em parafuso  com tantas informações e situações adversas. Eu entrei em um mundo paralelo e não conseguia conversar nem enxergar nada na minha frente com racionalidade. Eu me transformei em uma pessoa totalmente de