A mãe tem um papel muito importante na formação de toda a sociedade. Através dela é gerado a vida de um novo ser, e mais do que trazer um bebê ao mundo, ser mãe é amar, cuidar e ensinar.
Embora alguns idealizem a mãe colocando-a em um pedestal como “guerreira” “perfeita”, há quem a desvalorize pela forma como ela cria os filhos e pelas suas escolhas. Às vezes ela sente que precisa se justificar para os demais por suas decisões e ela também sente raiva por se sentir assim, mas esse sentimento não é porque ela quer, e sim porque existe uma cultura de julgamento materno muito grande. Não importa o que ela faça, todo mundo sabe como ser a mãe do filho dela, menos ela. Chega a parecer uma grande piada de mau gosto, não é mesmo?
Ninguém nasce sabendo ser mãe e ela vai precisar errar algumas vezes para enfim acertar, vai precisar passar pelos perrengues da maternidade que são inevitáveis e as demais vozes ao redor, a impedirão de ouvir a sua própria voz, e ela vai precisar ouvi-la mesmo que insistam em não deixar.
Talvez ela se questione: “Porque será que com fulana deu certo assim e comigo não?” Eu te respondo minha cara: Porque maternidade não é como receita de bolo, a forma que seu filho foi feito, não necessariamente é do mesmo tamanho que a do filho da vizinha por exemplo. Acalma esse seu coração, você saberá como e o que fazer mesmo que pense que não.
Não há mal nenhum em receber ajuda quando achar necessário, mas ela precisa ser leve, sem julgamentos, e achismos do que é certo" ou "errado" sobre o que você está fazendo. Esse comportamento tóxico irá te fazer mal, não aceite isso.
Talvez haja momentos em que você se sinta desvalorizada, como se não respeitassem sua opinião como mãe. Nada disso tem haver com você, e sim com as demais pessoas que precisam perceber que agora a mãe é você, e talvez nunca se toquem disso se você não se impor de verdade.
Deus sim reconhece o seu valor como filha amada e como mãe valiosa. Ele te escolheu e tem te capacitado para exercer o papel mais lindo da face dessa terra. Nunca deixe que tentem te fazer pensar o contrário.
Texto: @giselesertao @afagodemaeoficial
Comentários
Postar um comentário