Para alguns é "fácil" ser mãe. É tudo tão óbvio e simples de ser resolvido quando se está de fora. Eu confesso que imaginava mesmo que fosse mais tranquilo cuidar de um filho até que ele nasceu e abalou minhas "certezas".
Vou ilustrar aqui uma tarefa "simples" na perspectiva de uma mãe que é preparar o jantar:
A criança chora pedindo atenção, ela a distrai com um desenho para que consiga preparar a refeição, quando então fica pronta a mãe a chama para se alimentar, ela diz que não afinal está entretida com o desenho, a mãe tenta tirar o desenho para que foque na refeição, o show de novela mexicana começa com direito a "desmaios" em forma de quedas "catastróficas no chão", se brigar com o filho aí que lascou, não vai comer de jeito nenhum. Então ela se rende em deixá-lo ver desenho enquanto ele se alimenta. É preciso escolher quais batalhas ela vai perder para que outras sejam vencidas.
O banho, a troca de roupa, dar alguma medicação, entre tantas outras tarefas "simples" se tornam um grande fardo para a mãe quando a criança age desta mesma forma. E nada disso tem haver com mal comportamento e sim com a imaturidade delas enquanto são apenas crianças. Elas estão em desenvolvimento e precisam ser auxiliadas neste processo. A correção é necessária, com respeito e muita empatia.
Na teoria é lindo, mas na prática a paciência, o controle emocional, a cautela e sabedoria no meio do CAOS precisam ser exercitados diariamente.
E nada disso aparece num simples passe de mágica. A mãe precisa descobrir maneiras de se reinventar e lidar com cada situação inesperada, ela vai aprendendo na prática o que não existe em nenhum manual de instruções. E há quem espere dela um "comportamento ideal" de mãe. Ahh, faça-me o favor.
Para aqueles que julgam o "Show", que determinada criança faz ou as ações de sua mãe, vocês não têm o mínimo de noção do que ela passa nos bastidores.
E talvez nunca saberão, a não ser que vivenciem sintam na pele o que ela enfrenta todos os dias. Então perceberão o quão tolos foram em pensar ou dizer que é "fácil" ser mãe.
Texto: @giselesertao @afagodemaeoficial
Comentários
Postar um comentário