Este documentário conta a história de Larissa (@jornalistalarissacarvalho) e seu filho Théo, um criança que nasceu aparentemente sem nenhum problema de saúde, porém que aos cinco meses de vida por não estar se desenvolvendo bem é levado ao Neuropediatra e é diagnosticado com uma deficiência que faz com que o próprio leite materno o intoxique. Infelizmente a descoberta chega tarde demais para evitar a perda de neurônios de Théo.
Você vai sentir revolta ao saber que isso poderia ser evitado se o teste do pezinho que detecta vários tipos de doenças na rede particular, tivesse descoberto logo no nascimento do Théo. O teste foi feito mas no SUS, onde foi precário por rastrear apenas seis doenças e não diagnosticou a doença que não metaboliza a proteína no então bebê o que provocou depois a paralisia cerebral.
O documentário também nos mostra a história de outras famílias tiveram suas vidas impactadas por essa mesma situação.
Larissa conta o quanto se sentiu culpada por ter matado os neurônios do seu filho ao amamentá-lo e lhe dar papinhas com proteínas, já que a mesma não tinha sido informada a tempo desta deficiência. Ela diz com lágrimas de indignação as dificuldades que enfrenta para poder dar o máximo de qualidade de vida ao seu filho, e desabafa com as seguintes palavras: “Quem colocou o meu filho em uma cadeira de rodas foi o Estado brasileiro com o precário teste do pezinho do SUS , ele tem uma eterna dívida comigo e com as demais famílias que estão passando pela mesma situação."
Ao assistir esses relatos eu me coloquei no lugar dessas famílias e me fiz a seguinte pergunta: “E se tivesse sido com meu filho?”, e você também pode se perguntar: “E se isso tivesse acontecido com seu filho?".
Você sabia que o teste do pezinho do SUS detecta somente 6 doenças congênitas enquanto o da rede privada detecta 53? Eu mesma desconhecia essas informações até assistir este documentário.
Há uma campanha para que o Teste do Pezinho seja ampliado no SUS. Abaixo o link do site para saber mais informações:
https://pezinhonofuturo.com.br/a-campanha/
Repasse esse conteúdo tão importante para outras pessoas.
Comentários
Postar um comentário