Pular para o conteúdo principal

Se eu não tivesse filho...

Dormiria até mais tarde, mas não acordaria com um lindo sorriso me chamando por mamãe;
Teria a casa sempre organizada, mas não teria a alegria de um pequenininho correndo pra lá e para cá se divertindo;
Teria muito mais tempo para mim, mas não poderia compartilhar cada descoberta de um serzinho em construção;
Viajaria pelo mundo afora,  mas não teria o privilégio de desbravar tudo o que me rodeia com um novo olhar ao lado de um pequeno explorador;
Teria autonomia para ir e vir a qualquer lugar, mas quando chegasse em casa não teria o abraço mais sincero do mundo;
Talvez estaria em um cargo profissional que sempre sonhei, mas não teria descoberto habilidades e superações que são atribuídas somente à uma mãe;
Teria muito mais dinheiro na conta, mas não teria a oportunidade de saber o valor do que realmente importa.

Acredito que algumas pessoas que têm filhos achem a vida de quem não tem mais interessante e divertida ou vice-versa. Quando temos um filho há muitos prós e contras, assim como quando não temos um filho também.

Um filho não vai te impedir de alcançar seus sonhos, assim como não ter um filho não te fará alguém infeliz. Ter um filho pode te auxiliar a ressignificar muita coisa dentro de você, assim como não ter pode ser indiferente na sua vida caso não seja o seu desejo tê-lo.

A forma como nós percebemos e encaramos a realidade em que nós vivemos faz toda diferença na nossa caminhada. Eu tento encarar a maternidade da forma mais leve possível, por mais difícil e desafiadora que ela seja. 

Em alguns momentos a minha mente já me faz a seguinte pergunta: “E se eu não tivesse filho, como eu estaria hoje?”. Talvez eu teria mais sucesso, seja pessoal ou profissional, talvez não. Talvez eu teria mais tempo para me divertir também, quem sabe. Mas a verdade é que se eu não tivesse filho eu não teria percebido tanta coisa boa que a chegada dele me proporcionou. Ele veio para somar e me fazer perceber novas perspectivas de vida
que talvez eu não as enxergasse até hoje caso ele não tivesse nascido.

E você já parou pra pensar como seria a sua vida se você não tivesse filho? Por aqui ela não seria tão especial e enriquecedora.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É preciso conhecer a fome para saber descrevê-la”.

     Passando pelo bairro São Mateus, na zona leste de São Paulo, avistei a ocupação Maria Carolina de Jesus. Lembrei-me imediatamente da realidade sofrida por Dona Carolina. Eu a conheci através de seu livro: Quarto de Despejo- o diário de uma favelada no início deste ano.      Conheci de perto  através de Carolina  uma das piores mazelas deste mundo: a fome. Essa  era sua companheira diária. Era também o motivo dela trabalhar catando papel fizesse sol ou chuva para que seus meninos pudessem se alimentar.   Ela era uma crítica assídua dos governantes que pouco faziam pelos mais desfavorecidos: “O que eu aviso aos pretendentes a política, é que o povo não tolera a fome. É preciso conhecer a fome para saber descrevê-la”.   De alma poeta, ela escrevia sobre a miséria dos favelados, ela odiava os políticos pois eles sempre prometiam mundos e fundos nas eleições e depois que ganhavam desapareciam, deixando assim os pobres a  ver navios.    Ela dizia: “O Brasil precisa ser dirigido por uma

"Mamãe, você compra um amigo pra mim?"

  Meu filho tem 4 anos e adora brincar com os amiguinhos da escola. Um dia desses ele me fez uma pergunta inusitada: "Mamãe, você compra um amigo pra morar aqui com a gente e brincar comigo?".  Eu lhe expliquei que amigos a gente não compra, que precisamos conquistar os amigos e que logo ele iria ver os amiguinhos da escola. Lembrei -me da seguinte frase do pequeno príncipe: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas." Amigos são jóias raras que conquistamos ao longo da vida. E para que a amizade dure é necessário regar e cuidar com muito afeto. É de nossa responsabilidade manter essa amizade com todo amor e carinho que ela merece. E você já conquistou muitas amizades até aqui? O que tem feito para que elas prevaleçam?  Quem tem um amigo tem tudo ❤️ Texto: @giselesertao @afagodemaeoficial

Sobre o meu processo de internação em uma clínica psiquiátrica

 Eu sempre fui uma pessoa responsável. Eu sempre agi de forma consciente com as minhas atitudes para que elas não impactassem negativamente o meu semelhante. Eu sempre estudei, trabalhei e nunca subi em ninguém pais crescer sua vida. Eu nunca gostei de puxar saco de superiores para conseguir vantagens. Eu também nunca forcei amizades para conseguir privilégios. Eu sempre fui uma pessoa sincera e agi com reciprocidade e responsabilidade afetiva nas minhas relações. Eu sempre fui verdadeira e me frustrava  quando encontrava relações rasas ou fingidas seja na escola, nos empregos ou na parentela. Eu estava fazendo terapia há 3 anos, lendo livros, fazendo cursos e cuidando da minha saúde mental. E ainda assim há um mês atrás eu tive um surto psicótico grave.  A minha mente entrou em parafuso  com tantas informações e situações adversas. Eu entrei em um mundo paralelo e não conseguia conversar nem enxergar nada na minha frente com racionalidade. Eu me transformei em uma pessoa totalmente de