Eu sempre achei lindo parto normal, em como a natureza é perfeita em fazer com que mãe e filho juntos se esforcem pra esse lindo encontro, mas também sempre tive muito medo de como seria esse processo.
Durante todo o meu Pré Natal eu tentava formar uma opinião sobre qual decisão eu acharia melhor tomar, normal ou cesariana? Eu me fiz essa pergunta todos os dias durante os 9 meses de gestação, avaliei prós e contras de ambos tipos de parto, mas não conseguia ter convicção do que realmente queria.
E essa era uma das perguntas mais frequentes que eu ouvia: Quando nasce o seu bebê? Já tem data de parto agendado? Vai ser normal ou cesariana? A minha resposta era: “Vou esperar o dia que o bebê quiser chegar e no dia saberemos, quem sabe seja normal, ou talvez cesariana.”
Até que um dia eu ouvi a seguinte frase: "Você não tem cara de que vai aguentar parto normal".
Fiquei sem palavras e sem reação ao ouvir isso, desconversei e não falei nada sobre esta colocação com a pessoa. Mas essa frase não saiu da minha cabeça por um bom tempo. Como que é a cara que precisa ter para um parto normal? Inúmeros questionamentos ficaram na minha mente, e ouvir isso não me ajudou em nada na minha insegurança já existente, muito pelo contrário.
Enfim, o meu filho nasceu através de uma cesariana. Fiquei muito feliz é claro e acredito que as coisas aconteceram como deveriam ter sido, mas me peguei sentindo culpa por não ter "conseguido" o tão sonhado parto normal, com a sensação de que não fui "forte" o suficiente.
Não existe certo nem errado, não é porque a mãe fez cesariana que ela não é capaz, ou não é porque ela fez parto normal que ela é louca em querer "sofrer". Cada mulher é única, cada parto é único, e cada mãe possui o direito de escolher aquilo que é melhor pra si sem que haja julgamentos de terceiros.
Talvez a pessoa não se deu conta do que disse e o impacto que isso pode ter causado lá atrás. Longe de mim querer julgar quem disse isso, esta não é minha intenção, mas tem coisas que não precisam ser ditas e sim guardadas para si.
Que nós possamos através de palavras de ânimo e sabedoria impactar a vida do próximo positivamente, seja ele quem for.
Texto: @giselesertao @afagodemaeoficial
Comentários
Postar um comentário