Lembro-me como se fosse hoje de uma preocupação latente da minha finada Vozinha Dona Josefa: Partir deste mundo e deixar seus filhos sem mãe.
Eu dizia: Ahh vozinha não se preocupe não, eles já estão todos criados e sabem se virar, e a senhora há de viver muito com fé em Deus. Ela viveu até os 87 anos e pode acompanhar muitas experiências com filhos, netos e bisneto.
Com essa notícia trágica da morte da Marília Mendonça, uma fala do Luciano Huck me fez refletir bastante: "Sofrer um acidente de avião e escapar dele é que nem ser pai ou mãe, você pode tentar explicar mas somente vivendo essa experiência para entender realmente como é."
Eu não entendia essa preocupação de morrer e deixar os filhos que minha avó tinha até que eu me tornei mãe. Por mais amor e cuidado que um filho possa receber de qualquer familiar na falta de sua mãe, ninguém substitui uma mãe.
A mãe é capaz de abdicar dos seus sonhos, para cuidar de um filho:
Ela o ama incondicionalmente mais do que a si mesma;
Ela larga o trabalho, ou deixa a casa a bagunça que for pra atender seu filho doente;
Ela embala o filho quantas vezes forem necessárias para que ele durma bem;
Ela tenta ser o mais paciente possível em situações de birra, ela não é perfeita o tempo todo, mas a sua paciência é maior do que qualquer outra pessoa;
Ela conhece cada necessidade do seu filho, ela sabe de suas preferências como ninguém;
Ela fica de coração apertado no primeiro dia de aula da escola;
Ela se emociona com cada nova descoberta e conquista do filho por mais boba que possa parecer para os demais;
Ela é aquela que incentiva um filho a realizar seus sonhos e vibra mais com uma conquista dele do que as suas próprias vitórias;
Ela tem abraços de afago repletos de amor e beijos poderosos para curar qualquer machucado.
A falta que uma mãe faz traz um buraco enorme na vida de um filho, principalmente se for criança que é totalmente dependente de cuidados e afeto.
Deveria ser proibido uma criança perder sua mamãe, pois ela é o mundo todinho que toda criança precisa. Que Deus em sua infinita bondade cuide de todas as crianças órfãs de suas mães.
Texto: @giselesertao @afagodemaeoficial
Imagem: @netonauta |
Comentários
Postar um comentário