Pular para o conteúdo principal

Seu filho é um reflexo seu. Isso te alegra, ou te preocupa?

    Há um tempo atrás eu vi um programa de entrevistas, onde um convidado disse que pra todas as profissões é necessário estudo e qualificação e pontuou dois papéis de liderança que são importantíssimos na construção de uma sociedade, mas que não exigem nenhum tipo preocupação com estudo que são eles: Pais e Políticos.

    Partindo desta reflexão irei aqui pontuar a importância dos pais na formação dos seus filhos. Não existe um curso de graduação de como se educar um filho é claro, e ninguém nasce sabendo como ser pai ou mãe, mas é necessário haver a preocupação em como conduzir esse papel, assim como qualquer outra profissão, pois trata-se da responsabilidade de formação de seres humanos. Além de haver o cuidado com os hábitos que devem ser adequados para um ambiente familiar, ou a forma de falar, a maneira de agir, é muito importante se manter informando sobre os diversos temas deste universo pois informação nunca é demais.

    Diz o ditado que os filhos são reflexos de seus pais, pois a criança absorve e reproduz tudo o que está a sua volta. O comportamento dos adultos que a cercam é essencial para que ela saiba o que é "certo" ou "errado". Sua visão de mundo, e seu caráter começam a ser construídos nesta fase e bons exemplos são importantíssimos, assim como maus exemplos são extremamente danosos.

    A sociedade está em constante transformação, e muitas coisas que se diziam ou pensavam há décadas atrás hoje em dia se tornam totalmente inadequadas. Os pais precisam desconstruir muita coisa que lhes foi ensinada como "certo" e nos dias de hoje são pautas importantíssimas para mudança e melhorias do convívio social (ex. machismo, racismo, relacionamento abusivo). Ė preciso estar atento para que essas mudanças positivas reflitam no nosso comportamento e consequentemente nas ações das nossas crianças.

    Os pais possuem o dever e a missão de colaborar para a construção de pessoas de bem, íntegras, empáticas, solidárias e honestas. Nossos pequenos serão isso e muito mais coisas boas se enxergarem essas mesmas qualidades naqueles que são seus espelhos.

   E você, tem refletido o que na vida do seu filho?

Texto: @giselesertao @afagodemaeoficial








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bipolaridade na maternidade

  A maternidade é intensa. Ela é cheia de emoções que se misturam todos os dias. Quando se é mãe e também se convive com a bipolaridade essa jornada ganha ainda mais desafios. Existem dias em que a energia transborda: a criatividade, o carinho, a disposição para brincar e estar presente parecem infinitos. Em outros, levantar da cama já é uma grande vitória. Essas oscilações não significam falta de amor pelo filho, muito pelo contrário: cada esforço silencioso, cada pequeno gesto, cada tentativa em meio ao cansaço e à dor são provas diárias de um amor imenso e corajoso. A maternidade para quem vive com bipolaridade é feita de batalhas invisíveis. São lutas internas que ninguém vê, mas que exigem força, resiliência e, principalmente, muita compaixão consigo mesma. Nem sempre é fácil pedir ajuda. Nem sempre é simples explicar que o silêncio, o cansaço ou a falta de ânimo não têm nada a ver com desistência ou falta de vontade — são apenas parte de uma condição que precisa ser respeitad...

Consultório de Família (TV Novo Tempo e Youtube)

Programa: Consultório de Família Todas as terças, 22h, ao vivo na TV Novo Tempo. Canal do Youtube : Consultorio de Familia - YouTube      O Consultório de Família é um programa que discute as relações humanas, sejam elas pessoais, profissionais ou familiares. A apresentadora Darleide Alves recebe psicólogos, educadores e profissionais que debatem questões importantíssimas de temas familiares através de um Bate-Papo edificante e descontraído com base na Palavra de Deus.    Mais do que um programa de TV, Consultório de Família é um momento terapêutico que te auxilia a ter autoconhecimento e te ajuda a identificar a causa raiz de determinados comportamentos seus ou de pessoas próximas a você. Todos temos nossa bagagem de vida, experiências e traumas que nos constituem como indivíduos, mas ainda assim todas essas questões não determinam de fato quem realmente nós somos.     Ao assistir este programa você irá compreender que a mudança que tanto você qu...

30 anos, a idade do sucesso.

 Dizem que 30 anos é a idade do sucesso. Mas o que é considerado sucesso para uns pode não ser considerado sucesso para outros. Eu já vi gente ficar frustrado porque a vida do outro parece ser mais legal. Eu já vi gente ficar depressiva porque não tem a vida instagramavel que muitos postam na rede social. Mas afinal, o que é sucesso pra você? E pra mim? Eu tenho 33 anos e não tenho minha casa própria, nem carro. Também não tenho uma profissão bem sucedida e nunca fiz uma viagem internacional. Pra muitos isso pode ser considerado um fracasso. Pra mim o sucesso vai além dos padrões convencionais: Aos 23 anos eu tive a sorte de me casar com o amor da minha vida. Alguém que me compreende, me completa e me faz feliz. Aos 24 anos me formei em uma graduação que não me deu retorno financeiro (Publicidade e Propaganda) mas que me fez muito feliz enquanto a cursei.  Aos 27 anos me tornei mãe de um menininho lindo. É ele que me motiva todos os dias a jamais desistir. Eu tive o privilégio...