Muito se fala sobre rede de apoio, e é um tema muito importante já que a mãe tende a ter mais responsabilidades que os demais, e no início é fundamental o apoio dos familiares e amigos próximos para que ela não fique sobrecarregada e se sinta amparada. Algumas mulheres assumem para si uma carga maior do que podem suportar, muitas vezes por falta de apoio ou até mesmo vergonha em assumir que precisam de ajuda, sentem como se fosse sinal de fraqueza receber qualquer tipo de auxílio, mas isso não é verdade. Elas não precisam dar conta de tudo o tempo todo, esse tipo de pensamento é uma grande bobagem.
Há um provérbio africano que diz o seguinte: “É preciso uma aldeia para se educar uma criança”, o que significa que nenhuma pessoa aprende e se desenvolve somente a partir dos valores da sua família nuclear, mas também em acordo com toda a comunidade em que vive e se relaciona. Nós brasileiros somos um povo muito acolhedor, a nossa cultura valoriza bastante o convívio familiar, onde primos são criados juntos e tias e avós cuidam de netos e sobrinhos quando necessário sem o menor problema. Esse convívio é muito importante para o desenvolvimento da criança, porém é necessário haver limites nessas relações, para que não haja desconfortos e conflitos.
Vivemos todos em uma aldeia, onde todos precisamos uns dos outros, porém cada pessoa precisa saber até onde podem chegar. Por exemplo, algumas vezes os mais velhos desprezam a opinião da mãe por achar que sabem mais afinal são mais “experientes”. De fato eles podem dar conselhos muito valiosos, mas há uma diferença muito grande entre aconselhar, orientar e impor determinada opinião a todo custo. É preciso deixar bem claro os papéis de cada um. Quando se estabelece desde o início até onde o outro pode ir as coisas tendem a funcionar da melhor forma para o bem de todos.
Tudo nessa vida precisa haver equilíbrio, não devemos deixar nossos filhos privados de conviverem com avós e demais familiares, mas também não podemos deixar que se achem no direito de pensar o que é melhor para o nosso filho. O nosso papel como pais é criar seres humanos melhores, e eles serão reflexo nossos e das relações mais próximas que tiverem. Quando existe respeito, amor, e um ambiente familiar saudável todos saem ganhando.
Texto: @giselesertao @afagodemaeoficial
Comentários
Postar um comentário