Pular para o conteúdo principal

Conselhos para o meu filho

Filho, se eu pudesse te proteger dentro de uma redoma de vidro e te livrar deste mundo muitas vezes perverso e decepcionante eu faria. Porém sinto-lhe informar que nenhuma mãe no mundo inteiro conseguiu tal façanha. Até que você cresça há um longo caminho pela frente, onde com a ajuda de Deus eu te ensinarei valores que também aprendi e assim você poderá tomar as suas próprias decisões e caminhar com as próprias pernas.

Diz o ditado popular que se conselho fosse bom não se dava se vendia, mas conselho de mãe tem um Plus, é valioso pois as mães possuem ajuda divina daquele que não dorme nem cochila. Por enquanto você é apenas um bebezinho, e eu o guiarei desde já nesta jornada, mas quando crescer há de compreender melhor alguns destes conselhos vindos do meu coração para o seu:

*Ame a Deus com todas as suas forças, confie nele de todo o seu coração. Ele sempre estará te esperando de braços abertos pra ter um relacionamento de intimidade com você, ore sempre ao Senhor quando estiver triste, feliz e agradecido também. Em todas as ocasiões converse com o Pai;

*Respeite ao próximo independente de cor, classe social ou condição financeira. Assim como Deus não faz distinção de pessoas, devemos seguir esse exemplo;

*Seja gentil, mesmo que sejam rude com você, não pague com a mesma moeda. Algumas pessoas aprenderam a ser assim e outras apenas estão em um dia difícil. Seja você a diferença e trate os demais como gostaria de ser tratado;

*Se você presenciar alguém sendo mal tratado ou desrespeitado não compactue  com isso. Esse comportamento é inaceitável. Influencie sempre as pessoas para o bem e não tenha vergonha de se impor mesmo que te taxem de bobo ou ofensas piores;

*Ande em boas companhias, pessoas que agreguem coisas boas na sua vida. Se te pedirem algo inapropriado  ou tentarem te influenciar a fazer algo que não seja o certo, se afaste desse tipo de pessoas. Eles sempre parecem ser os “descolados” da turma. Mas você não precisa “parecer” como eles para se sentir pertencente a algum grupo. Você vai encontrar pessoas com afinidades e que admira para serem ótimas companhias. Acredite, você não será “brega” por não ser do grupinho dos “populares”;

*Seja honesto sempre. Não fique com algo que não é seu. Caso fique com algo de outra pessoa sem querer, assim quer perceber devolva ao dono;

*Não confie em todas as pessoas. Seus sonhos, projetos ou segredos devem ser compartilhados com quem é de sua extrema confiança. Nem todos que se dizem amigos são verdadeiros. Amizade é demonstrada em atitudes e os leais pode-se contar nos dedos;

*Talvez você tenha um amor não correspondido. Se isso acontecer, acredite que vai passar e quando você menos esperar irá encontrar alguém com quem você será feliz. Veja bem, você será feliz ao lado de quem encontrar, mas antes precisa ser feliz consigo mesmo. Você é o único responsável por sua felicidade, não coloque essa “missão” nas mãos de outra pessoa;

*Ame a sua esposa como Cristo amou a igreja e se entregou por ela. Trate-a sempre com respeito, se no calor da raiva você for grosso, peça desculpas. Errar é humano, pior é ser orgulhoso em não reconhecer suas falhas. Jamais em hipótese alguma levante a mão contra ela ou contra qualquer mulher. As mulheres são frágeis como as rosas  e merecem ser bem cuidadas.

*Arque com as suas responsabilidades e com as consequências dos seus atos. Não é obrigação de ninguém resolver seus problemas nem concertar as suas falhas. O dever é somente seu;

*O trabalho é muito importante e você tem o dever de honrá-lo, porém não faça dele o número  um  na sua vida. Primeiramente Deus, esposa e filhos. Brinque muito com eles enquanto são crianças, aproveite essa fase linda que passa num piscar de olhos.

Aqui foram alguns conselhos que considero importantes. Valores e crenças que ajudaram  a construir quem eu sou. Espero que você os cultive no seu coração e que sejam guia na sua jornada meu filho amado.

Texto: @giselesertao @afagodemaeoficial




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É preciso conhecer a fome para saber descrevê-la”.

     Passando pelo bairro São Mateus, na zona leste de São Paulo, avistei a ocupação Maria Carolina de Jesus. Lembrei-me imediatamente da realidade sofrida por Dona Carolina. Eu a conheci através de seu livro: Quarto de Despejo- o diário de uma favelada no início deste ano.      Conheci de perto  através de Carolina  uma das piores mazelas deste mundo: a fome. Essa  era sua companheira diária. Era também o motivo dela trabalhar catando papel fizesse sol ou chuva para que seus meninos pudessem se alimentar.   Ela era uma crítica assídua dos governantes que pouco faziam pelos mais desfavorecidos: “O que eu aviso aos pretendentes a política, é que o povo não tolera a fome. É preciso conhecer a fome para saber descrevê-la”.   De alma poeta, ela escrevia sobre a miséria dos favelados, ela odiava os políticos pois eles sempre prometiam mundos e fundos nas eleições e depois que ganhavam desapareciam, deixando assim os pobres a  ver navios.    Ela dizia: “O Brasil precisa ser dirigido por uma

"Mamãe, você compra um amigo pra mim?"

  Meu filho tem 4 anos e adora brincar com os amiguinhos da escola. Um dia desses ele me fez uma pergunta inusitada: "Mamãe, você compra um amigo pra morar aqui com a gente e brincar comigo?".  Eu lhe expliquei que amigos a gente não compra, que precisamos conquistar os amigos e que logo ele iria ver os amiguinhos da escola. Lembrei -me da seguinte frase do pequeno príncipe: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas." Amigos são jóias raras que conquistamos ao longo da vida. E para que a amizade dure é necessário regar e cuidar com muito afeto. É de nossa responsabilidade manter essa amizade com todo amor e carinho que ela merece. E você já conquistou muitas amizades até aqui? O que tem feito para que elas prevaleçam?  Quem tem um amigo tem tudo ❤️ Texto: @giselesertao @afagodemaeoficial

Sobre o meu processo de internação em uma clínica psiquiátrica

 Eu sempre fui uma pessoa responsável. Eu sempre agi de forma consciente com as minhas atitudes para que elas não impactassem negativamente o meu semelhante. Eu sempre estudei, trabalhei e nunca subi em ninguém pais crescer sua vida. Eu nunca gostei de puxar saco de superiores para conseguir vantagens. Eu também nunca forcei amizades para conseguir privilégios. Eu sempre fui uma pessoa sincera e agi com reciprocidade e responsabilidade afetiva nas minhas relações. Eu sempre fui verdadeira e me frustrava  quando encontrava relações rasas ou fingidas seja na escola, nos empregos ou na parentela. Eu estava fazendo terapia há 3 anos, lendo livros, fazendo cursos e cuidando da minha saúde mental. E ainda assim há um mês atrás eu tive um surto psicótico grave.  A minha mente entrou em parafuso  com tantas informações e situações adversas. Eu entrei em um mundo paralelo e não conseguia conversar nem enxergar nada na minha frente com racionalidade. Eu me transformei em uma pessoa totalmente de