Quando você engravidou provavelmente a reação das suas amigas foi de muita animação, algumas já se intitularam titia do coração do bebê que está prestes a chegar e esse sentimento na maioria das vezes é sincero, pois ver a amiga se tornar mãe é motivo de muita alegria. Mesmo com aquele entusiasmo todo das titias do coração, há de se concordar que uma gravidez promove grande transformação nas amizades, pois as prioridades da amiga que acabara de se tornar mãe mudam, e a mesma não possui a disponibilidade de antes para o convívio nessas relações. Nem ela mesma sabe expressar o turbilhão de sentimentos que sente mediante às novas responsabilidades, e as confidentes principalmente se não tiverem vivido essa mesma experiência terão dificuldade em compreender esse momento materno.
No puerpério se afloram os sentimentos onde a recém mãe se sente sensível com todas essas transformações, onde ela se vê sozinha mesmo com pessoas ao seu redor, quanto mais se não se sentir de alguma forma acolhida ou que continua sendo importante para aquelas que sempre estiveram presentes em sua vida, quando não há esse acolhimento o sentimento é de quebra de expectativas e de abandono. É preciso criar menos expectativas em relação às amizades com a sua maternidade, pois elas continuam com seu ritmo de vida acelerado principalmente se ainda não são mães, em contrapartida as demais não podem desconsiderar a amiga que está imersa nesse novo universo ao deixar de demonstrar o mínimo de empatia neste momento tão frágil com a chegada do bebê, é preciso ter equilíbrio de ambos os lados.
A vida é feita de fases, e muitas afinidades são estabelecidas de acordo com o momento que estamos vivenciando seja na adolescência, faculdade, trabalho e na maternidade não é diferente, surgem novas confidentes através dos assuntos em comum sobre fraldas e amamentação que não são interessantes para as que estejam em outro fase diferente da maternidade e está tudo bem, afinal não há como sincronizarmos tudo ao nosso redor não é mesmo?
Não importa qual é o seu momento de vida ou das pessoas que são especiais pra você, o que é verdadeiro circunstância nem adversidade nenhuma abala.
Texto: @giselesertao @afagodemaeoficial
Comentários
Postar um comentário